Insecta
A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. ... Um mecanismo no corpo do inseto faz o embrião permanecer inato no ovo até que as condições do clima e do crescimento da planta onde está se tornem favoráveis.
Dentro do casulo, uma grande parte do corpo da lagarta é atacada pelo mesmo tipo de suco ácido, usado para digerir a comida ingerida na fase de lagarta, os tecidos aos poucos vão sendo danificados de dentro para fora em um processo conhecido como histólise, onde quase toda a estrutura da larva é destruída e novos ...
A larva fia em estado de total repouso por um período que vai de uma semana a um mês, dependendo da espécie, e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando a borboleta já estiver pronta, ela rompe o casulo. Uma vez livre do casulo, é preciso colocar as asinhas de fora.
A borboleta fêmea adulta coloca seus ovos normalmente nas folhas de uma planta, que geralmente serão utilizadas como alimento quando esses insetos nascerem. ... Os ovos demoram cerca de 5 a 15 dias para eclodir, dependendo da espécie, e liberar as larvas, conhecidas popularmente como lagartas.
Lagartas e taturanas são lepidópteros em sua fase larval, ou seja, borboletas e mariposas, põem seus ovos, de onde eclodem as larvas (lagartas e taturanas) que irão formar casulos e finalmente teremos as formas adultas, que são as mariposas e borboletas, completando assim o ciclo.
“É importante manter sempre a calma, lavar o local da queimadura com água e sabão, aplicar compressas de água fria e vir para atendimento médico o mais breve possível”, pontua. Entre os sintomas, Gislaine destaca dor e irritação local, equimoses e hematomas (manchas escuras) devido à hemorragia.