A casa da atriz Bruna Linzmeyer Vários lares e escrivaninhas depois, Karnal hoje tem, em um dos três dormitórios do novo apartamento, uma mesa que se estende por duas paredes.
Renato Karnal – falecido em 2010 e homenageado com nome de uma avenida no bairro Fazenda São Borja –, era mãe do professor e historiador Leandro Karnal, além de César, Renato Junior e Rose. O velório aconteceu nas capelas da funerária Seewald Troian.
Biografia e carreira Terceiro de quatro filhos, teve formação jesuítica e foi católico praticante durante a infância e parte da juventude antes de se tornar ateu.
58 anos (1 de fevereiro de 1963)
Leandro Karnal é o Véio da Havan da “filosofia” brasileira. Em sua coluna no Estadão de hoje, faz uma revelação incrível: Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro e, portanto, não era de Capricórnio.
Leandro deu aulas no ensino fundamental, médio e superior em instituições públicas e privadas. Atualmente é professor de História da América no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp).
Biografia. Nascido em Londrina, interior do Paraná, na juventude (1973 a 1975) experimentou a vida monástica em um convento da Ordem dos Carmelitas Descalços, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica.
Mario Sergio Cortella: A função da escola é, acima de tudo, a formação de natureza técnico-científica cidadã. É escolarizar, isto é, oferecer ferramentas que a cultura letrada carrega dos vários campos da atividade humana para uma cidadania de convivência.
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. ... Passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
O que é um sistema escolar? Um sistema escolar é uma ferramenta de processamento de dados, que faz o controle dos processos escolares, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o a educação para pais, alunos e professores.
Sua opinião sobre os efeitos da pandemia nas escolas é que nunca elas foram tão valorizadas. “A sociedade não vive sem essa rotina escolar, porque é fundamental para o desenvolvimento da criança. ... A criança não vive sem escola, e esta, não vive sem o professor”, afirma.
Em tempos de incerteza, a educação se revela ainda mais necessária e urgente. E a pandemia do coronavírus tem sido implacável ao expor em muitos de nós a falta de informação e o despreparo para lidar com temas relacionados ao uso seguro da internet, sobretudo por crianças e adolescentes.