A maneira mais simples de medir o clima organizacional é por meio de um questionário. Mas é importante saber que toda organização é única. Por isso, cada uma cria questionários específicos para suas equipes de acordo com os seus objetivos.
Pontos chave para um bom clima organizacional
Quais são os principais indicadores para medir o clima organizacional?
É algo que a maioria encara a área de Recursos Humanos como única responsável pelo clima da organização. ... Todos os aspectos do clima podem ser identificados através da avaliação de clima organizacional que é uma ferramenta criada para analisar o ambiente interno, levantando os pontos de melhoria e necessidades.
Saber o que os colaboradores pensam do ambiente de trabalho é um dos principais indicadores do clima organizacional, porque tem a ver com a percepção de um espaço em que se passam muitas horas por dia. O ambiente de trabalho diz respeito ao espaço físico e às condições gerais para que a equipe execute suas tarefas.
Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus.
Também conhecidos como indicadores de desempenho, os KPIs (da sigla em inglês Key Performance Indicator) são ferramentas para medição de um conjunto de ações ou iniciativas orquestradas e aplicadas de maneira satisfatória. Eles podem ser expressados de forma percentual ou numérica.
Como calcular o Turnover de desligados turnover de desligados = total de desligamentos mensais ÷ pelo total de funcionários. Mantendo os números do tópico anterior, chega-se a seguinte taxa de rotatividade: 3 ÷ 50 = 0,06; 0,06 x 100 = 6%.
Todo processo seletivo exige uma certa quantidade de recursos da empresa, e é importante saber qual é esse valor para evitar gastos exagerados. O cálculo desse indicador de recrutamento e seleção pode ser feito de maneira simples: basta dividir o total gasto pela quantidade de vagas preenchidas durante a seleção.
Realizar testes no processo seletivo é a base para conhecer as competências dos candidatos. Ademais, os exames psicológicos fornecem informações importantíssimas sobre a personalidade do profissional. Executar avaliações de acordo com a vaga ajuda o RH a tomar decisões mais efetivas.
Fazer contratações certeiras em um curto período de tempo é um objetivo importante das equipes de Recrutamento e Seleção. O tempo de fechamento da vaga (SLA) é um indicador muito relevante, visto que traz informações sobre as contratações, tais como eficiência e qualidade.
Em muitas organizações, é comum que esse processo dure ainda mais. Um estudo de 2017 da recrutadora americana Jobvite revela que o tempo médio de recrutamento e seleção nos Estados Unidos é de 39 dias.
Me candidatei pelo site Cia de Talentos, o processo demorou cerca de 3 meses. Fiz os testes do site, uma provinha de inglês e depois foi marcado um painel com dois gestores e mais alguns candidatos, primeiro houve uma dinâmica em grupo e logo depois uma entrevista individual com os gestores.
Tempo de entrevista Alguns são mais objetivos e práticos. Já vi casos de entrevistas de 15 minutos que foram boas", afirma Felipe Brunieri. O nível do cargo pretendido também afeta o tempo. "Pode ser de 30 a 45 minutos para um nível de analista, e mais de uma hora no caso de gerenciais", diz Roberto Cunha.
“Se a entrevista for muito rápida é sinal que o candidato não possui todas as competências requisitadas para o cargo”, diz Fabiane Cardoso, coordenadora nacional de qualidade da Adecco Brasil. “Entrevista curta, com 30 minutos ou menos, não é boa notícia.
Como saber se passei na entrevista de emprego:
O que pode reprovar numa entrevista? Em primeiro lugar, não é apenas importante falar corretamente, como também evitar vícios de linguagem, gírias e outros trejeitos da fala informal. Existem pessoas que utilizam o falar errado como uma espécie de técnica para passar uma imagem de simplicidade, humildade.