adjetivo Colocado numa cela, em clausura; encarcerado, enclausurado. Afastado do convívio do mundo: viver recluso. [Religião] Recolhido a convento; isolado: freiras reclusas. substantivo masculino Aquele que vive em clausura; quem foi condenado à pena de reclusão.
Relembre as boas práticas 5R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), e espalhe essa ideia! Reduzir o consumo desnecessário (e consequente geração de lixo) é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício.
1 Diz-se de ou indivíduo implicante ou teimoso. 2 Diz-se de ou indivíduo muito calado. ETIMOLOGIA desc.
ACUNHADO: Apressado; pode ser usado também no sentido de apertado; RECLUSO: Encarcerado, recolhido, preso, afastado do convívio das pessoas; VULGO: popular, plebe. é usada também para expressar apelido de marginais, por exemplo seu vulgo é pitbull ou até mesmo de pessoas: Larissa (Lai), enfim, o vulgar.
A parte que se refere a população de uma sociedade; àquilo que é popular; povo ou plebe: um país separado pela aristocracia e vulgo.
Tipo apelido, como a pessoa é chamada e conhecida.
Personagens da obra
Capitu: “criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,… morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo…
Machado de Assis cravou essa dúvida na cabeça de leitores no mundo inteiro. Dom Casmurro narra a história de Bentinho, apaixonado desde a infância pela amiga Capitu (famosa pelos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”).