É como se o material isolante segurasse os seus elétrons com muita força. Uma propriedade das cargas positivas e negativas, é que, cargas opostas se atraem, e cargas iguais se repelem. Quando colocamos dois materiais em contato, certos materiais vão deixar elétrons e outros vão manter elétrons.
O primeiro gerador eletrostático foi um gerador de fricção construído pelo alemão Otto Von Guericke no século XVIII e consistia em uma esfera preenchida com enxofre fundido ligada pelo eixo a uma manivela. Ao girar a manivela, a esfera girava e atritava um pano de lã, produzindo assim eletricidade estática.
Robert Jemison Van de Graaff
O primeiro gerador a operar com os mesmos princípios dos modernos processos eletrostáticos foi construído em 1706 por Francis Hauksbee, que por meio de uma série de experiências demonstrou que o brilho gerado estava relacionado à produção de eletricidade vinda do atrito do mercúrio com o vidro.
O princípio de funcionamento do gerador eletrostático é extremamente simples e foi desenvolvido em 1931 por Van de Graaff (1). A máquina consiste essencialmente (fig. 1) de uma esfera metálica ôca suportada convenientemente no alto de uma coluna isolante.
A máquina de Hauksbee consistia em bulbo de vidro com vácuo em seu interior no qual era rotacionada por uma manivela com uma das mãos. Devido ao atrito, quando a outra mão tocava a esfera ocorriam inúmeras e pequenas faíscas visualizadas em ambientes escuros.
Otto von Guericke projetou e construiu a primeira máquina eletrostática, constituída essencialmente de um globo de enxofre que podia ser girado e friccionado com a mão, de onde saltavam centelhas, o que o levou a teorizar a natureza elétrica dos meteoros luminosos, em especial dos relâmpagos.
segunda Revolução Industrial
Inglaterra
A introdução da energia elétrica no Brasil data de meados do século XIX, com a instalação de usinas que tinham como objetivo principal o fornecimento de força para a mineração que estava em alta no período e que teve grande contribuição no crescimento desse nicho.
Rio de Janeiro
As fontes de energia da natureza que o ser humano utiliza para gerar energia elétrica são: Correnteza das água, correntes de ar, queima de biomassa, energia solar e petróleo.