EQST

Como Funciona DVP?

Como funciona DVP? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como funciona DVP?

Por exemplo: a DVP ocorre quando um cateter é inserido no ventrículo através da caixa craniana. O mecanismo passa por baixo da pele do pescoço e do tórax, drenando o LCR até a cavidade peritoneal, onde é absorvido pela corrente sanguínea, drenado pelos rins e eliminado em forma de urina.

Em que casos ocorre a indicação da DVP?

A DVP é um procedimento cirúrgico usado primariamente para tratar uma condição chamada hidrocefalia, que ocorre quando o excesso de líquido cefalorraquidiano (LCR) é acumulado nos ventrículos do cérebro. O LCR atua como um amortecedor para o cérebro e o protege contra lesões no interior do crânio.

O que causa hidrocefalia em idoso?

A hidrocefalia ex-vácuo ocorre quando um AVC ou lesão danifica o cérebro e a matéria cerebral se encolhe. O cérebro pode encolher em pacientes idosos ou com doença de Alzheimer, e o volume de LCR aumenta para preencher o espaço extra. Nestes casos, os ventrículos são aumentados, mas a pressão geralmente é normal.

Como tratar hidrocefalia em idosos?

O tratamento mais usado contra a hidrocefalia de pressão normal é a cirurgia de derivação ventriculoperitoneal (DVP). Esse procedimento consiste na introdução de um pequeno cateter na cavidade ventricular para desviar o excesso de liquor contido nos ventrículos para a cavidade abdominal.

Como detectar hidrocefalia em bebê?

Nos casos de bebês com a fontanela aberta (“moleira”), podemos fazer um ultrassom do crânio pela própria fontanela para detectar a hidrocefalia.

Como receber o dinheiro do auxílio doença?

O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS a trabalhadores temporariamente incapacitados de exercer suas atividades. Para receber, o cidadão precisa passar por perícia médica e comprovar que se encontra incapaz de trabalhar por mais de 15 dias, em decorrência de doença ou acidente.

Quem tem direito ao auxílio cuidador?

Os segurados que terão direito a este benefício são: Pessoa idosa ou aposentada por invalidez, ou seu responsável legal, quando houver curatela ou tutela.

Quem cuida de doente tem direito a algum benefício?

O auxílio-doença parental é um benefício liberado ao trabalhador que precisa se afastar para cuidar de um familiar enfermo. ... Mesmo assim, a Justiça tem obrigado o INSS a pagar o benefício, pois esse é um direito dos servidores públicos federais, que é a “Licença por motivo de Doença em Pessoa da família”.