O consumidor idoso (60 anos ou mais) que necessite de assistência à saúde, incluindo internação, e esteja impossibilitado de se locomover, tem direito ao atendimento domiciliar, inclusive aqueles abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos.
Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Essa modalidade, hoje uma obrigação do SUS e da saúde suplementar, visa permitir desospitalização precoce dos pacientes e tem como principais usuários pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem.
Home care é a prestação de cuidados de saúde em casa, geralmente indicada por um médico para dar continuidade a um tratamento de forma mais confortável. Esse serviço costuma ser prestado por uma equipe multidisciplinar, podendo incluir consultas, exames, aplicação de medicamentos e até internação domiciliar.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é autorizado a prestar serviços de atendimento em casa por meio de um alvará expedido pelo órgão sanitário que tem autonomia para liberar as atividades voltadas à saúde dos pacientes.
Para solicitar o atendimento home care é preciso obter laudo médico fundamentado, constando a indicação do tratamento e a necessidade do home care, o tipo de doença do paciente e o seu respectivo Código Internacional de Doenças (CID).
Para solicitar esse tipo de serviço ambulatorial e multidisciplinar é preciso obter um laudo médico fundamentado, o qual deve indicar o tratamento domiciliar do tipo home care, o tipo de doença acometida e o seu respectivo código CID, com um detalhamento relativo à medicação necessária e, se for o caso, o ...
A Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo a continuidade de cuidados que tem por definição o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – São Paulo O Serviço constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida em domicílio e com garantia de continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde.
3º A Atenção Domiciliar tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários ...
A internação domiciliar é recomendada quando o paciente atinge uma estabilidade clínica, permitindo que o tratamento continue em sua própria casa.
Uma das principais diferenças do atendimento domiciliar na comparação com o hospitalar é que em casa, o paciente tem atenção individual. Outras são o controle de processos e a diminuição do risco de eventos adversos, como infecção hospitalar.
Principais Técnicas de Enfermagem Realizadas em Home Care
Questões de Enfermagem (Auxiliar de Enfermagem). Questões de Fundamentos da Enfermagem: Enfermagem ética e profissional; Assistência de enfermagem na prevenção e controle de infecção e medidas de biossegurança. Questões de Humanização da assistência.
De acordo com a autora o papel da família no processo de doença é dar suporte e apoio emocional, contribuindo para a recuperação do familiar acometido pela doença. ... Contudo, para além do atendimento ofertado ao paciente, a assistência domiciliar necessita compreender a família dentro do serviço ofertado.