Personagens
São Bernardo, escrito por Graciliano Ramos, foi publicado em 1934. Nessa obra, assim como em outros romances do autor, ele se volta para o drama social vivido pelo Nordeste, representando o drama particular de um personagem que foi ajudante de cego, caixeiro viajante até ser latifundiário.
CONTEXTO HISTÓRICO A história de São Bernardo retrata o interior de Alagoas por volta de 1920, época em que o narrador, já maduro, lança-se no ambicioso projeto de transformar uma propriedade im- produtiva em algo lucrativo. PRONTA no início da DÉCADA DE 20.
O autor Graciliano Ramos não faz grandes inovações linguísticas, o foco dele é na narrativa. Como o importante é o retrato da situação do homem nordestino, os floreios na linguagem são evitados. O estilo de escrita é claro e conciso. Em certos trechos, lembra o modo de fala mais rude do interior que Ramos retrata.
O que mais se destaca no estilo da escrita do autor é a objetividade das sentenças e o predomínio do uso denotativo das palavras, criando uma prosa seca como a vida no sertão. a redundância e a construção fragmentada, buscando confundir o leitor e criar um tipo de literatura inacessível ao publico comum.
Importância do livro O romance Vidas Secas, publicado em 1938, consegue a proeza de apresentar de maneira sintética uma visão da sociedade brasileira em seus níveis mais profundos. Há a dimensão social da exploração e da opressão política.
A diversidade existente no país passa a ser a fonte de inspiração para a criação de obras no período. Constitui, assim, um importante e fundamental período da literatura no Brasil. A relação estreita com a população e com o trejeito brasileiro de viver, a partir da observação das diferenças culturais do país.