A anteroversão pélvica (ou tilt pélvico) é uma condição clínica que faz parecer que o bumbum é empinado – mas alto lá, pessoal – esse problema representa um sério risco para a lombar.
O ângulo de anteversão (declinação) do colo do fêmur pode ser definido como o ângulo formado entre o plano dos côndilos femorais (plano bicondilar) e um plano passando através do centro do colo e cabeça femoral(1,2).
(61) 3704-9000. A retroversão acetabular (RA) é definida como uma variação da orientação normal do acetábulo no plano sagital. Em outros termos, a RA significa que o acetábulo está “olhando para trás”, ao invés de apresentar-se “olhando para frente” em cerca de 15 graus quando a bacia é vista lateralmente ou no perfil.
O ângulo-alfa pode ser medido da seguinte maneira: 1- desenhar um circulo ao redor da cabeça do fêmur. 2- traçar uma linha do centro da cabeça ao centro do colo femoral.
Nos casos de protrusão acetabular ou coxa profunda, o impacto ocorre por relativo aumento da profundidade, que contém não somente a cabeça femoral, mas também parte do colo. Segundo os mecanismos e os padrões das lesões condrais e labrais, podemos dividir o IFA em dois tipos principais: came e pincer (figura 4).
Impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril.