O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe apetecer.
E as atividades de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, não só para sua saúde física, como para sua saúde mental e psicológica, que são tão importantes quanto a saúde física.
O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. ... O uso mais habitual do conceito está associado ao descanso do trabalho. O lazer, por conseguinte, aparece fora do horário laboral ou no período de férias.
Resposta: E as atividades de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, não só para sua saúde física, como para sua saúde mental e psicológica, que são tão importantes quanto a saúde física.
Lazer passivo é o lazer que as pessoas quase não gastem energia. São práticas vinculadas ao estímulo de consumo e também à venda de produtos ligados a práticas corporais. Lazer ativo é o lazer que usa atividades desenvolvidas com criatividade que contribuem para a melhora da qualidade da vida e da saúde das pessoas.
Resposta: O Lazer requer tempo disponível livre de obrigações cotidianase das condições necessárias: tem que ser garantida pelo seu próprio individuo, como as econômicas, educacionais, ambientais, as relativas a saúde, segurança , inclusão, participação .
Resposta: Explicação: Uma das formas de praticar uma atividade física prazerosa é associando-a ao lazer. Muitas pessoas participam e praticam esportes como uma alternativa de entretenimento nos seus momentos livres.
Segundo Dumazedier (2000), as três funções mais importantes do lazer são: o descanso pós-fadiga do trabalho, o divertimento que é representado pela recreação e o entretenimento ligado ao tédio da rotina, e finalmente o desenvolvimento como construção individual e social.
Assim sendo, Dumazedier (1976) apresenta três funções importantes do lazer: a função de repouso, a de diversão e a de desenvolvimento.
O Lazer, que vem do latim 'licere' – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer.
Os obstáculos observados no desenvolvimento do lazer podem se referir a fatores socioambientais – dificuldades econômicas; diferença entre classes; aumento da violência e da criminalidade; diminuição dos espaços destinados ao lazer; regionalismo; falta de relacionamentos interpessoais; falta de tempo livre; ...
Resposta. Resposta: A pipa por exemplo, ou a asa delta.
Outras barreiras mencionadas para a prática de atividades físicas de lazer foram: cansaço, excesso de trabalho, obrigações familiares, falta de vontade, falta de dinheiro, obrigações de estudo e clima.
5 vantagens do lazer para a família.
Resposta. Resposta: No Brasil, os pioneiros da produção teórica no âmbito do lazer também fazem parte da primeira metade do século XX. Entre eles estão o professor de Educação Física Frederico Guilherme Gaelzer, o intelectual Inezil Penna Marinho, o filósofo e sociólogo Nicanor Miranda.
205 da Constituição Federal estabelece que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A educação é direito de trato contínuo e permanente, não se resumindo ao ensino formal. ... No entanto, pode-se perceber que o conceito de educação está relacionado a transferências de valores tanto culturais quanto sociais de uma geração a outra e também como instrumento ao desenvolvimento da pessoa humana.