Resposta. A - o leite e a carne são derivados de animais e a soja apesar de ser um vegetal, é rica em proteína.
Resposta. Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais como ervilhas e soja, também possuem proteína, no entanto, não são tão completas como as de origem animal.
8 alimentos ricos em proteína para substituir a carne
Diante disso, o CicloVivo preparou uma lista com nove alimentos ricos em proteína, que podem ajudar a substituir as carnes:
Como substituir a carne vermelha?
Dentre os cortes mais ricos em proteínas, destaca-se o contra-filé, coxão mole, filé mignon, lagarto, miolo do alcatra, maminha, músculo e patinho. Ou seja, no geral, são os mesmos cortes mais magros também!
Apesar disso, um único ovo não consegue oferecer a mesma quantidade de proteína que um bife, por exemplo. Um filé de carne de 100 gramas garante de 22 a 25 gramas de proteína. Já um ovo proporciona entre 6 e 7 gramas de proteína. Ou seja, é necessário ingerir cerca de três ovos para compensar.
Além disso, as aves são ricas em vitamina B e proteínas. No entanto são pobres em ferro, e possuem praticamente a mesma quantidade de colesterol que a carne bovina. Por outro lado, o peixe é a opção certa para qualquer dieta saudável. O teor de gordura é baixo, sendo excelente proteína.
Patinho, maminha, filé mignon, lombo suíno, coxão mole e coxão duro estão no grupo das carnes vermelhas mais magras e, portanto, mais saudáveis. As carnes de aves, no geral, são mais magras, desde que retirada a gordura antes do seu preparo.
7 tipos de carnes saudáveis e seus melhores preparos
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
Se a carne for mais clara é carne de porco. Já se for mais escura é de boi.
É de se imaginar que o frango é a carne mais popular no Brasil, mas isso não se repete em outros países. No mundo, a carne suína é a mais consumida e corresponde a 40,1% do total de proteína animal na alimentação das pessoas, de acordo com informações do Minha Receita.
A carne de porco é uma das principais fontes de vitamina B1 (tiamina), que participa do metabolismo energético, melhora o apetite e o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, possui niacina, assim como os outros tipos de carne, que melhoram a saúde da pele e o funcionamento do sistema digestivo.
Assim, a ciência aponta que realmente existe um alto risco no consumo de carne suína para o organismo humano. O porco pode ser uma fonte de várias doenças e parasitas e, quando a carne está crua e não é tratada adequadamente, costuma conter toxinas perigosas, vermes e enfermidades latentes.
A carne de porco contém boas quantidades de muitas outras vitaminas e minerais, sendo uma excelente fonte de tiamina, zinco, vitamina B12, vitamina B6, niacina, fósforo e ferro.