"Quem não senta para aprender não pode levantar para ensinar." (Paulo Freire)
Joseph Joubert: Ensinar é aprender duas vezes. Ensinar é aprender duas vezes.
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, a frase do educador Paulo Freire, uma dos grandes pedagogos brasileiros, é inspiração para professores das mais diversas gerações. ... Desde a mais tenra idade são os professores os instrumentos da educação.
Aprendemos que ajudar alguém por prazer faz o coração ficar mais belo, mais reluzente, com um brilho que as pessoas dizem, aquela pessoa é muito feliz. ...
Cora Coralina
Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (p. 25). Justifica assim o pensamento de que o professor não é superior, melhor ou mais inteligente, porque domina conhecimentos que o educando ainda não domina, mas é, como o aluno, participante do mesmo processo da construção da aprendizagem.
Ensinar e aprender são duas actividades distintas. Pode-se ensinar sem que alguém aprenda o que quer que seja e pode-se aprender sem que haja alguém a ensinar. ... No entanto, a realidade tem mostrado que, em muitas turmas, mais de 50% dos alunos não aprendem os mínimos que supostamente deveriam aprender.
E quanto mais estudamos, mais aprendemos. E quanto mais aprendemos, nossa capacidade de ensinar aumenta. E quanto mais ensinamos, mais aprendemos! É um ciclo virtuoso!
“Quanto mais a gente ensina, mais aprende o que ensinou”, ele dizia. E a gente vai ficar de cá, continuado sempre a aprender com seus ensinamentos, e tentando ensinar um pouco para aprender ainda mais, com os olhos no legado de Jorge.