O nome da menina não é citado, nem tampouco sua idade, embora, acredita-se que não tenha mais do que quinze anos. E este é o único relato bíblico em que a encontramos. Ao ser levada como escrava a menina é deixada à disposição da esposa de um grande oficial do exército Sírio e trabalharia em sua casa.
Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel.
Naamã: Significa “agradável”. Nome bíblico e, portanto, de origem hebraica, que significa “agradável”. Trata-se de um bonito nome que reflete agradabilidade e simpatia e que, no nosso país, é utilizado especialmente para meninas em virtude do nome ter a terminação em a. ...
Significado de Nama substantivo feminino [Botânica] Planta angolense, de fibras têxteis. Etimologia (origem da palavra nama). Do grego nama, caudal.
Por que Naamã deveria pedir o fardo da terra de duas mulas, que ele poderia ter ocupado em qualquer lugar nos confins da terra, sem essa liberdade, não é fácil de ver. ... Era natural que Naamã desejasse dar algo ao servo do profeta, pois o mestre recusara seu presente.
A Bíblia hebraica menciona os Arameus como um povo oriundo da Mesopotâmia, o Aram-Naharaim, ou "Aram dos dois rios", além das regiões circunvizinhas, como a Síria, a Pérsia, o vale do Jordão ou as montanhas do Líbano.
Então Eliseu mandou um mensageiro. Nem ele foi, porque sabia da prepotência de Naamã. Ele sabia que a lepra de Naamã estava nessa área, a prepotência humana. E lá estava a sua instrução: vai e lava-te sete vezes no Jordão e a tua pele será restaurada e ficarás limpo.
Dizia-se no tempo de Jesus: "Quatro categorias de pessoas são equiparadas a um morto: o pobre, o leproso, o cego e quem não têm filhos". Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios.
Reflexão – “a lepra é o pecado” Quando esteve aqui na terra Jesus curou a muitos e aqueles que se aproximavam dele sentiam o Seu poder para purificar. Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”.
Os leprosos foram ainda cheios de lepra. Acreditaram na possibilidade da cura antes de serem curados. O Evangelho conta que no caminho todos ficaram bons e apenas um deles voltou para agradecer a Jesus. Esse que voltou era Samaritano – estrangeiro, desdenhado pela cultura e religião judaica.
A lepra era identificada pelo sacerdote da época, onde seus procedimentos eram descritos em Levíticos 8-10. O ritual de purificação era conforme a gravidade da doença, nomeada por imunda quando havia contaminação e limpa quando tratamento não era necessário.
Significado de Leproso adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que tem lepra; morfético, hanseniano, lázaro. [Figurado] Nojento, repulsivo, repugnante; vicioso, vil.
Spinalonga, a ilha grega onde leprosos eram abandonados para esperar a morte. A primeira vez em que vi Spinalonga foi quatro anos atrás.
"De caminho para Jerusalém, passava Jesus pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.
E ocorreu que os dez leprosos, de longe, levantaram a voz, dizendo: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós” (Lc 17:13). E Jesus, vendo-os, teve compaixão e disse para eles irem, e mostrarem aos sacerdotes que estavam curados.
A cura de um leproso purificado é um milagre de Jesus, que está registrado nos Evangelhos de Lucas 5, Marcos 1:40-45, e Mateus 8:2-4. As três atitudes principais que o leproso tomou, nos ajudam a entender como se deu a sequência que levou a sua cura, pois ele: Ele ouviu a pregação de Jesus (Mateus 8:1);
Significado de Samaritano substantivo masculino Indivíduo que é natural da Samaria. [Figurado] Quem tem um bom coração; pessoa muito caridosa; salvador. Etimologia (origem da palavra samaritano). Do latim samaritanus.
Samaritano é uma palavra referente ao povo ou indivíduo natural da antiga região de Samaria e também à língua falada naquela região. ... Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco.
Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso originários da Samaria. ... Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância histórica de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmud dos judeus. A religião dos samaritanos é o samaritanismo.
O sacerdote e o levita representam a lei e os sacrifícios, ambos incapazes de salvar o pecador. O samaritano é Jesus Cristo, que salva o homem, paga suas contas e promete voltar. A hospedaria é a Igreja, que cuida dos cristãos, e os dois denários são as duas ordenanças, o batismo e a Ceia do Senhor.
O levita não ajudaria o homem ferido ou talvez morto pela mesma razão. Já os samaritanos e os judeus eram inimigos, e sendo assim os que ouviam Jesus devem ter ficado impressionados por ele escolher um samaritano para ser o “próximo” na história, para ser aquele que agiu tendo compaixão.
Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses. Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém.
Resposta. Sacerdote, Levita, Samaritano e Moribundo.
O samaritano enxergou um homem como ele, que estava ferido e precisava de ajuda. Ele não demonstrou indiferença, pelo contrário, não mediu esforços para ajudar. O samaritano amou ao outro de verdade (1 João 3:17-18). O próximo é quem está ao nosso redor.
Marcos é, a rigor, o evangelista das parábolas. Ele também apresenta o que se costuma chamar de “teoria das parábolas de Marcos”.