Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme.
Os anelídeos em geral, se alimentam de nutrientes, não importa onde eles estiverem, por exemplo, a minhoca se alimenta dos nutrientes do solo que são encontrados em plantas ou animais decompostos, já as sangues-sugas se alimentam dos nutrientes encontrados no sangue.
Pela sua capacidade escavadora e pelas suas estratégias alimentares reciclam nutrientes disponibilizando-os para outros organismos. ... Por seu turno, os anelídeos terrestres (oligoquetas) revolvem o solo, arejando-o, enriquecendo-o com nutrientes, contribuindo assim para tornar a Terra mais verde e florida.
O seu corpo é formado por anéis (segmentos corporais), o que faz com que sejam cilíndricos e alongados, com a boca e o ânus em extremidades opostas, e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo à extremidade anterior. São, ainda , conhecidas por serem animais com vários corações, podendo ter entre dois e quinze pares.
Discuta sobre as questões do roteiro, explicando que as minhocas não possuem coluna vertebral, por isso são consideradas animais invertebrados. Seu corpo é alongado e com vários segmentos ou anéis, que podem ser sentidos no toque. A cabeça é difícil de localizar, pois os dois extremos do corpo são muito parecidos.
Quando se diz que alguém tem minhoca na cabeça, a gente tá querendo dizer que essa pessoa tá doida, tá maluca, com um parafuso a menos, não tá falando nada com nada. A expressão insinua que uma pessoa tenha minhocas no lugar do cérebro.
expressão Perder o controle dos próprios atos, deixar de agir ou falar com serenidade; tornar-se violento, raivoso; enfurecer-se, exaltar-se: não tem como não perder a cabeça no trânsito de São Paulo.