Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).
Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal utilizam o princípio da sifonagem subaquática que funciona como uma válvula unidirecional, também denominada drenagem pleural fechada ou drenagem em selo d'água.
Finalidades: - Controlar substâncias secretadas quanto a volume e aspecto. Material Necessário: - 01 par de luvas de procedimento, 20 cm de fita crepe, 01 cálice graduado, 02 frascos de água destilada 500 ml, 01 bandeja.
Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
extensão, protegendo o frasco de quedas; • Abrir o clamp da extensão do dreno de tórax; Organizar a unidade e os materiais utilizados; • Higienizar as mãos; • Realizar a anotação de enfermagem do procedimento executado.
Paciente com dreno de tórax: Coloque o frasco entre os pés em transporte de cadeira; e em caso de maca, colocar entre os membros inferiores; Retirar as pinças imediatamente após a chegada do paciente ao destino, observando que o frasco esteja em nível mais baixo que o tórax do paciente.
Limpar o local com solução, utilizando gaze embebida em solução anti-séptica; 14. Envolver com gaze a parte do dreno próximo à pele; 15.
Bandeja de pequena cirurgia; • Dreno de tórax; • Sistema de frasco coletor para drenagem de tórax; • Escova para degermação das mãos (com clorexidine ou PVPI) • Gorro; • Máscara cirúrgica; • Óculos de proteção; • Capote estéril; • Luva estéril; • Campo fenestrado; • Fio de nylon 3.
A retirada do dreno de tórax deve ser feita quando o paciente estiver em expiração, sendo esta manobra fundamental, para evitar a possibilidade de entrada de ar no tórax, pois na inspiração, a pressão negativa do tórax tenderia a puxar o ar do ambiente pelo orifício criado para colocação do dreno, podendo causar um ...
Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.
O dreno torácico consiste num tubo que é inserido no tórax para drenagem de gases (pneumotórax, pneumomediastino) ou secreções (derrame pleural, empiema pleural, etc). Pode ser colocado no pós-operatório de uma cirurgia torácica ou cardíaca, ou para resolver complicações de um traumatismo ou enfisema.
Drenos
A bolsa de colostomia é um saco coletor, que pode estar localizado ao lado do abdômen, exercendo a função de receber as fezes ou a urina. Existem diversos padrões para as bolsas, e cada uma é indicada de acordo com a abertura feita na parede abdominal, idade e tipo de material que irá receber.
O tempo de permanência é variável. Pode ser temporária ou definitiva (não reversível). Nas temporárias, irá depender da doença em questão, sua evolução e da cirurgia que foi realizada. Varia em média de dois a seis meses o tempo que o paciente conviverá com a colostomia ou ileostomia até seu fechamento.
Como cuidar da bolsa da colostomia
Prezado, o uso da colostomia pode ser temporário ou definitivo. A situação mais comum em que é realizada uma colostomia definitiva é quando o tumor compromete o anus ou está muito próximo, e é realizada a chamada "amputação abdomino-perineal".
Uma ileostomia terminal é feita quando parte do seu intestino grosso (cólon) é removida (ou simplesmente precisa repousar) e a extremidade de seu intestino delgado é trazida para a superfície do abdome para formar um estoma.
Após a cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal pode ser normal um tempo (entre 1-4 dias) sem evacuação. Porém, deve ser avaliada de perto pelo seu cirurgião para que efetivamente esse tempo seja o esperado, sem complicações.
É relativamente comum, após a reversão, que a pessoa experimente a sensação de dor na região anal. À medida que o ânus se acostume à passagem das fezes novamente, esse sintoma tende a desaparecer.
Esses problemas podem ser facilmente resolvidos com um filtro de carvão. Ele é muito simples de ser usado e, além de eliminar o ar da bolsa coletora, evitando que ela infle. O efeito do carvão, além de retirar os gases, também tem ação protetora contra odores.
Quando se faz a histerectomia as alças do intestino delgado( intestino fino) acabam se acomodando , se organizando neste espaço. Não há relação entre esforço físico e deslocamento dos órgãos.
O organismo durante sua recuperação tem um gasto calórico importante, principalmente nos primeiros dias onde todo esforço energético se dá para as cicatrizações. Não se preocupe que após alguns dias, desde que sua alimentação esteja correta, e seu pós operatório esteja satisfatório, a perda de peso irá cessar.
Cirurgia do Intestino Grosso: Colostomia, o que é? A Colostomia é um tipo de procedimento cirúrgicos sobre o intestino grosso, que por meio de um corte na parede abdominal, desvia o trânsito de fezes do intestino grosso para o exterior.
Colectomia acarreta um risco de complicações graves. O risco de complicações é baseado em sua saúde geral, o tipo de colectomia e a abordagem do cirurgião para executar a operação. Em geral, as complicações da colectomia podem incluir: Vazamento de conteúdo fecal para a cavidade abdominal, levando a peritinite.
A ressecção do intestino grosso é uma operação em que se remove todo o intestino grosso ( colectomia total ) ou parte dele ( colectomia segmentar ), porque está doente ou porque não funciona . O intestino é como um tubo. O cirurgião vai cortar parte do intestino e juntar as partes restantes do intestino.