As mortes acontecem porque o peixe (considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo) pode liberar Tetrodotoxina (uma neurotoxina 1.
A Tetrodotoxina é uma potente neurotoxina. O envenenamento é causado pela ingestão de toxina produzida nas gônadas e vísceras de alguns peixes da classe Tetraodontiformes, à qual pertence o peixe baiacu. É fatal para o homem, por causar paralisia dos músculos respiratórios.
"A neurotoxina age no sistema nervoso central e começa a fazer efeito de 20 minutos a três horas. Ela começa adormecendo língua, boca e vai ampliando, podendo gerar também dor, náusea, diarreia, dificuldade de andar e diminuição dos batimentos cardíacos", explica o professor.
Com quais peixes devo tomar cuidado?
Na Bahia, a Síndrome de Haff já foi relacionado com o Badejo (Mycteroperca) e, no Amazonas, com o consumo do Pacu Manteiga (Mylossoma). Após comer o peixe a toxina vai para os músculos da pessoa, provocando dores musculares e afetando os rins.
baiacu
O peixe baiacu (também conhecido como peixe-balão) é uma espécie de tamanho médio de peixe que habita águas mais quentes, costeiras em todo o mundo.
O baiacu-de-espinho, como o nome sugere, tem espinhos longos no corpo todo. Quando ele se infla, os espinhos se eriçam, da mesma maneira que acontece com o ouriço. Assim como o peixe-papagaio, o baiacu tem dentes fundidos uns nos outros, formando uma estrutura que se assemelha a um bico.
Mas na cor eles coincidem: verde na região dorsal, branca no ventre e com manchas e listras negras horizontais. Terminam de compor a estampa um par de dentes fortes nas mandíbulas superior e inferior. Quando ameaçados, a exemplo de outros baiacus, essa espécie também se infla (de água e ar), como se fosse uma bexiga.
Utilize as melhores iscas Algumas das opções mais comuns são camarão, filé de peixes e pequenos peixes vivos. Porém, a isca favorita dos pescadores de baiacu é a de peito de frango. Basta cortar um pedacinho pequeno e prender ao anzol com elastricot para atrair a fisgada do peixe.
por R$ 380,00.
“Eles devem ser criados em água doce, com PH ácido e temperatura média de 28°C”, descreve Everton. É importante ressaltar que se trata de uma espécie que prefere comer alimentos frescos, como camarões, caramujos e minhocas.
Defesa do baiacu Por isso ele tem seu famoso mecanismos de defesa: Inflar. Quando ele se sente ameaçado irritado ou assustado ele enche seu corpo com água ou com ar até ficar cerca de 3 vezes maior do que o normal.
Psychrolutes marcidus, conhecido como peixe-bolha ou peixe-gota é uma espécie de peixe que habita as águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia, raramente sendo visto por seres humanos.
Salpa maggiore
peixe mandarim
tubarão-baleia
"A piraíba é o maior peixe de couro de água doce do mundo, enquanto o pirarucu é o maior entre as espécies com escama", afirma o zootecnista Eduardo Gomes Sanches, diretor do Museu de Pesca de Santos (SP). Ambos medem em torno de 2,30 metros e pesam cerca de 200 quilos.