Conforme revelamos na nossa tabela com a quantidade de carboidratos dos principais alimentos, 100g de pipoca contêm cerca de 70g de carboidratos. Sendo que 14 desses 70 gramas são de fibras — o que nos deixa com 56g de carboidratos líquidos.
Esta fritura, por sua vez, adiciona uma quantidade maior de calorias em relação ao macarrão tradicional: 90 gramas de macarrão normal cru possuem 315 calorias e 90 gramas de miojo possuem 420. É um aumento considerável não só de calorias, mas também de gordura na sua dieta.
Composição nutricional
Para ficar pronta rapidamente, a massa é pré-frita em gordura vegetal. Além disso, o saquinho de tempero vem recheado de sal e realçadores de sabor. O valor calórico médio desse tipo de alimento é 380 calorias.
Existem 374 calorias em 1 pacote (85 g).
270 calorias
O tempero do miojo faz mal porque leva em sua composição o Glutamato monossódico (MSG, sigla em inglês), que é um aditivo responsável por dar gosto ao tempero e ao miojo, que pode fazer mal para a saúde. O MSG pode causar várias reações passageiras como dor de cabeça, enjoo e indisposição.
Esse alerta afirma que o macarrão instantâneo contém uma espécie de cera que causa câncer. Ele ainda diz que essa é uma cera que também é usada em caixas de isopor, que demora dois dias para ser eliminada de nosso organismo e que é ela a responsável pelo macarrão não grudar no momento de seu preparo.
O consumo exagerado de macarrão instantâneo faz mal à saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão do tipo miojo ou cup noodles costuma ser frito antes de ser embalado, o que aumenta a quantidade de gorduras envolvidas na produção do alimento.
O aditivo glutamato monossódico pode causar sintomas diversos, como alergias na pele, ânsia, vômitos, dores fortes de cabeça, arritmia, náuseas e até mesmo depressão.
9 temperos prontos que não devem entrar na sua cozinha
Ingredientes: Sal, colorífico, alho, cebola, orégano, salsa, louro, condimentos preparados de alho e de cebola, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico. (**)Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.
Os alimentos de origem animal correspondem à principal fonte de ácido glutâmico, mas esse aminoácido também pode ser encontrado em outros alimentos, sendo os principais: