As Revoluções de 1989, Outono das Nações, colapso do comunismo, Revoluções do Leste Europeu ou queda do comunismo foram uma onda revolucionária que varreu a Europa Central e Oriental no final de 1989, terminando na derrubada do modelo soviético dos Estados comunistas no espaço de poucos meses.
O fim do Socialismo no Leste Europeu foi causado pelo crescimento do capitalismo no mundo . ... Com o fim da guerra fria e a queda do Murro de Berlim , o socialismo começou a ruir. Os países do bloco socialista foram se tornando independentes e se libertando da união soviética.
A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país. ... A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo.
O controle do governo, o baixo nível tecnológico, as dificuldades financeiras e a falta de um mercado para bens de consumo fizeram com que o socialismo entrasse em crise profunda. A população soviética estava descontente com o sistema socialista e passou a forçar o governo para uma abertura política e econômica.
A insatisfação popular que estava em busca de abertura econômica e política; A busca por um sistema democrático na URSS; A queda do muro de Berlim; A ascensão do capitalismo e a difusão da globalização.
As principais características são: economia de mercado, propriedade privada dos meios de produção, lei da oferta e da procura, concorrência, trabalho assalariado, etc.