A policitemia secundária pode ser causada por diversas situações que podem levar ao aumento no número de hemácias, como por exemplo doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, obesidade, tabagismo, síndrome de Cushing, doenças hepáticas, leucemia mieloide crônica em fase inicial, linfoma, alterações renais e ...
Poiquilocitose é um termo que pode aparecer no hemograma e que significa aumento no número de poiquilócitos circulantes no sangue, que são hemácias que possuem formato anormal. As hemácias possuem formato arrendondado, são achatadas e possuem uma região central mais clara no centro devido à distribuição de hemoglobina.
Indicação: Acantócitos são hemácias espiculadas irregulares, encontradas em pacientes com deficiência congênita de beta lipoproteínas.
A presença de hemácias dismórficas na urina é um forte indicativo da origem glomerular do sangramento, sendo uma ferramenta importante no diagnóstico das glomerulonefrites.
O valor de referência para o RDW no hemograma é de 11 a 14%, no entanto, este resultado pode variar de acordo com o laboratório. Assim, se o valor estiver acima ou abaixo dessa percentagem, poderá ter significados diferentes e, por isso, é sempre importante que o valor seja avaliado pelo médico que pediu o exame.
A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.