Se você precisa evitar problemas de infiltrações ou exposição por corrosão das armaduras da sua cobertura, o impermeabilizante para laje é a solução mais segura. Os transtornos causados por uma infiltração na sua casa podem ser enormes e ocasionar vários prejuízos como danificar móveis, tapetes e aparelhos eletrônicos.
Impermeabilização por manta asfáltica
Aplique verniz O verniz, o lazur e o stein são grandes aliados da madeira. De acordo com especialistas, esses produtos protegem contra os efeitos da umidade e do sol e ajudam no acabamento de peças em madeira. Dos três, o verniz é o mais conhecido.
Para a aplicação do verniz, você pode usar um pincel de cerdas macias, aplicando o produto sempre na direção dos veios da madeira num movimento constante e linear. Após passadas as 12 horas da primeira demão, lixe novamente a madeira suavemente com a lixa 320. Para as demais demãos não é necessário lixar.
Como tratar a madeira de Eucalipto e Pinus
Goma-laca
A madeira de pinus num ambiente de forte insolação e baixa agressividade biológica pode ser tratada com produtos da linha stain. Esta categoria de produto reúne em sua formulação filtro solar, resinas hidrorrepelentes e fungicida, além de ser penetrante, não formando pelicúla como os vernizes e tintas convencionais.
Madeiras macias podem ser acabadas com lixas grana 150 ou 180 antes da aplicação da camada de seladora ou primer. Pinho e pinus são madeiras macias. Madeiras duras, como cerejeira, nogueira e mogno podem ser acabadas com lixa grana 220.
Verniz Isolare Para Madeira Incolor: madeiras como o Ipê, nó de Pinus, Grapia, Itaúba e o Cumaru, produzem uma resina natural que pode manchar e comprometer o acabamento. Para isso não acontecer, a solução ideal é o Isolare da Montana, verniz isolante e penetrante para tratamento de madeiras resinosas.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
O ideal é secar a madeira em um local seco, fresco e bem ventilado. Locais mais úmidos e quentes aumentarão o tempo de secagem necessário. A madeira pode secar ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, considere colocar um ventilador no cômodo para aumentar a circulação de ar e a velocidade do processo.
Por serem programas suaves, o tempo de secagem é bastante longo, em torno de 27 dias para madeira com 25 mm de espessura, ou de 70 dias para madeira com 40 mm de espessura.
A maioria das madeiras leva mais de 8 meses para secar o suficiente – mais que isso é obviamente melhor – caso os métodos sejam feitos corretamente. O ideal é que a madeira tenha apenas 20% de umidade. Mantenha a lenha coberta para evitar a umidade da chuva, ou da neve.
As placas metálicas (anti-rachas) são essenciais para a conservação da sua madeira. Elas são aplicadas na ponta da peça, a qual fica exposta ao tempo. Com o ressecamento total da madeira, o eucalipto tente a rachar, sendo exatamente a placa anti-racha que impede o movimento de abertura da peça.
Para evitar o surgimento dos defeitos na madeira, é necessário proteger o material contra condições de temperatura extremas e alta umidade durante todos os processos, incluindo transporte, armazenamento e instalação.
Step 1. Sele sua madeira recém-cortada até que esteja pronta para fazer os cortes do seu projeto. Aplique selante para madeira verde em cada extremidade e em cada superfície interior exposta com um pincel. Guarde a madeira em um local frio e sombreado até que esteja pronto para usá-la.
A solução é: não fixar muito na ponta da madeira. Quando fizer um furo, deixe um espaço da madeira que isso não aconteça, principalmente nas pontas, pois como falei acima, não terá madeira suficiente para que o parafuso aguente. Se fizer isso a madeira vai rachar, sempre.