EQST

Qual O Sinnimo De Lgico?

Qual é o sinônimo de lógico?

Em que há coerência: 1 coerente, racional, congruente, fundado, fundamentado, procedente, objetivo, consistente, coeso, consentâneo, legítimo. Em que há bom senso: 2 sensato, acertado, correto.

O que estuda a lógica?

A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.

Quais são os princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Quais são os princípios básicos da lógica Aristótelica?

Os três princípios da Lógica Aristotélica são o da Identidade, da Não Contradição e do Terceiro Excluído. ... O Princípio da Não Contradição estabelece que nada pode ser e não ser ao mesmo tempo e no mesmo sentido, de modo que temos ou verdadeiro ou falso para uma determinada proposição.

Quais são as regras do silogismo?

Regras do silogismo

  • Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor;
  • Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas;
  • O termo médio não pode entrar na conclusão;
  • O termo médio deve ser universal ao menos uma vez;
  • De duas premissas negativas, nada se conclui;

Para que serve o silogismo?

Resposta. Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.

Quantas regras regem o silogismo?

Deve-se notar que todas as 8 regras do silogismo devem ser atendidas ou satisfeitas para que o argumento ou silogismo seja válido. Se pelo menos uma das 8 regras de silogismo for violada, o argumento ou silogismo será inválido.

Quando podemos afirmar que um raciocínio lógico e um argumento válido?

Verdade e validade Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

Como surgiu o silogismo?

Em sua versão mais antiga, formulada pelo filósofo grego Aristóteles, um silogismo é formado por três proposições: uma afirmação geral, a qual chamamos premissa maior; seguida de uma proposição de afirmação específica, a qual chamamos premissa menor; e uma conclusão, ou consequente, que é deduzida das duas premissas.

Quem desenvolveu E o que é a técnica do silogismo?

Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.

Qual a relação de um silogismo com a verdade?

Qual é a relação de um silogismo com a verdade? "Silogismo é verdade tem uma relação forma de raciocínio dedutivo, onde as pessoas chega a uma conclusão específica examinando duas outras premissas ou idéias". Alguns silogismos contêm presunções falsas.

O que é o silogismo na filosofia?

Silogismo, que tem origem na palavra grega syllogismos (“conclusão” ou “inferência”), é uma forma de raciocínio baseada na dedução. Esta linha de pensamento, criada pelo filósofo Aristóteles, utiliza duas preposições iniciais para se chegar a uma terceira, que no caso é a conclusão.

Que tipo de raciocínio expressa o seguinte silogismo a seguir?

Este silogismo expressa o raciocínio dedutivo, pois de duas premissas ele estabelece uma conclusão, de modo que ele parte do geral - no caso em questão, o fato de todos os homens serem racionais e Aristides ser um homem, categorias gerais de Aristides - e chega a uma verdade particular - ou seja, que Aristides por ser ...

Por que o termo médio não deve aparecer na conclusão?

Nenhum termo pode ser mais extenso na conclusão do que nas premissas, porque assim, concluir-se-á mais que o permitido, ou seja, uma das premissas deverá ser sempre universal e necessária, positiva ou negativa. ... De duas premissas negativas, nada poderá ser concluído. O termo médio não terá ligado os extremos; 6.