Ela pode ser assexuada ou sexuada. Na maioria dos animais, a reprodução é feita sexuadamente. Os animais, assim como todos os seres vivos, são capazes de se reproduzir. Isso significa que eles podem dar origem a novos indivíduos de sua espécie, permitindo que elas continuem a existir.
A reprodução sexuada é uma forma de reprodução que se realiza por meio da fusão de dois tipos de células reprodutoras especializadas chamadas gâmetas. Nos animais essas células especializadas são o óvulo e o espermatozoide. Os gâmetas são células haploides que se formam nas gónadas por meiose.
Vantagens da reprodução sexuada Isto ocorre porque durante a gametogênese (processo de formação dos gametas) ocorre a meiose, onde o número de cromossomos da célula é dividido ao meio e ainda ocorre um processo denominado crossing over, onde há a quebra desses cromossomos e uma troca de genes entre eles.
A semelhança dos filhos provenientes de uma relação sexuada, com seus pais, está justamente no fato de que a reprodução sexuada tem como fruto um organismos que contém material genético partilhado (no caso humano, 50% do material genético proveniente da mãe e 50% proveniente do pai).
Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética. ... A reprodução sexuada garante uma maior variabilidade genética devido a ocorrência do crossing over durante a meiose , no qual consiste no rearranjo no material genético. Quando a reprodução ocorre de forma assexuada, isso não ocorre.
A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.