crossorigin="anonymous">
Apolo e os da igreja de Éfeso foram batizados EM NOME DE JESUS CRISTO.
Leia Jo 5:43, Jesus Cristo não é o nome próprio do filho, é o nome do Pai, por isso quando Jesus Cristo ordenou ao Apóstolos que batizassem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eles entenderam que o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é o Senhor Jesus Cristo.
O significado da palavra "batismo" é, sem dúvida nenhuma, imersão (todos os léxicos gregos concordam). Mesmo a Palavra de Deus mostra o que é o batismo verdadeiro. Jesus foi batizado por imersão, (Mateus 3:13-17). Quando Ele foi batizado, a Bíblia diz que "Ele saiu logo da água".
O batismo sacramental nas águas, e na pessoa da Trindade, tem sido, pois, o ensinamento bimilenar da Igreja, recebido diretamente dos apóstolos, os quais, por sua vez, receberam de próprio Cristo.
Geralmente o batismo era feito através da efusão: a pessoa entra na água e a água é derramada sobre a cabeça do batizando com as mãos em forma de concha; ou aspersão: a água era aspergida sobre o batizando.
No Antigo Testamento Batismo com Água - Assim foram purificados os [Levitas], através da aspersão de água. Em alguns momentos a água era misturada com algo do sacrifício, tal como cinza ou sangue. Em alguns casos eram lavados com água tanto de pessoas como de utensílios.
Na Igreja Católica, o mais comum é o batismo não ser de imersão, como em outras igrejas, mas de "aspersão". Isso significa que, em geral, se molha apenas a cabeça da criança. A criança, no colo da madrinha, fica posicionada sobre a pia batismal, onde o padre derrama água com uma jarra sobre a testa da criança.
Romanos 6:3-4 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova (Ro 6:3-4).
Sim. Em grande parte das paróquias pais e padrinhos devem fazer um curso para se preparar para o batizado. O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada.
Preparar as pessoas para o batismo e para a confirmação
Madrinha de consagração não faz parte do Sacramento do Batismo, mas é comum escolher alguém para consagrar a criança a Nossa Senhora. Os padrinhos costumam presentear os afilhados pela ocasião do Batismo. Uma joia com um símbolo religioso é um presente muito bonito e cheio de significado.
Símbolos do Batismo
Símbolos. Na Igreja Católica, o sacramento do batismo tem vários símbolos, mas existem quatro principais, que são eles: água, óleo, veste branca e a vela. Cada um representa um mistério na vida do batizado.
Resposta
Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. ... Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.
Na Igreja Católica Apostólica Romana, há sete atos sagrados, os chamados sacramentos: o batismo, a crisma, a Eucaristia, a confissão, o casamento, a ordenação dos sacerdotes e a extrema-unção. O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos.