O conceito de PRM (Partner Relationship Management) traduzido para o português é o Gerenciamento de Relacionamentos com parceiros. Tem por objetivo gerar um relacionamento e construir parcerias, por meio de sistema.
"Problema de saúde autolimitado: enfermidade aguda de baixa gravidade, de breve período de latência, que desencadeia uma reação orgânica a qual tende a cursar sem dano para o paciente e que pode ser tratada de forma eficaz e segura com medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não ...
Entre as causas mais comuns encontram-se: cumprimento inadequado do tratamento, automedicação, interacções medicamentosas, reacções adversas, intoxicações, falhas terapêuticas e erros de medicação 5.
PRM 1: O paciente não usa os medicamentos que necessita. PRM 2: O paciente usa medicamentos que não necessita. PRM 3: O paciente não responde ao tratamento. PRM 4: O paciente usa uma dose e/ou intervalo inferiores aos necessários para um medicamento corretamente selecionado.
-Inefetividade não qualitativa: o paciente sofre um problema de saúde associado a uma inefetividade não qualitativa do medicamento; -Inefetividade quantitativa: o paciente sofre um problema de saúde associado a uma inefetividade quantitativa do medicamento.
- Estado de Situação. - Fase de Estudo. - Fase de Avaliação. - Fase de Intervenção - Resultado da Intervenção.
Os denominados macrocomponentes da prática da Atenção Farmacêutica são: educação em saúde, incluindo promoção do uso racional de medicamentos; orientação farmacêutica; dispensação; atendimento farmacêutico; acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico; registro sistemático das atividades, mensuração e avaliação dos ...
Para prestar o serviço de atenção farmacêutica você precisa planejar o que vai oferecer aos clientes e instituir normas e procedimentos de como será esse serviço. Para isso é necessário criar o Procedimento Operacional Padrão (POP).
“Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente”.
A atenção farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão pharmaceutical care, em meados da déca- da de 80, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica. HEPLER & STRAND (1999) definiram-na em poucas palavras: “...
A inserção do cuidado farmacêutico possibilita o aumento da resolutividade do uso dos medicamentos e do conhecimento dos principais problemas relacionados aos medicamentos, criando novos indicadores aos gestores e a outros profissionais de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).
A consulta farmacêutica é uma forma acessível, segura e eficaz para o tratamento de sintomas clínicos de doenças e identificação de possíveis interações medicamentosas. Assim, ela possui um papel vital na sociedade, promovendo saúde e bem estar para todos, além de auxiliar no combate a automedicação.
As atribuições clínicas do farmacêutico visam à promoção, proteção e recuperação da saúde. Segundo a proposta, são atribuições clínicas do farmacêutico estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente, segundo preceitos profissionais e bioéticos, e participar da avaliação da farmacoterapia.
Os farmacêuticos que atuam, nas farmácias e drogarias, são os últimos profissionais da saúde a manter contato com os pacientes. Os seus serviços são um muro de proteção à sociedade contra os problemas advindos do uso dos medicamentos. ... O número de problemas relacionados a medicamentos é crescente.
O Seguimento Farmacoterapêutico representa a área de intervenção farmacêutica no âmbito da farmacoterapia clínica em que o farmacêutico pode contribuir de modo efectivo para a melhoria da qualidade de vida dos seus doentes, reduzindo a morbilidade e a mortalidade associada aos medicamentos.
"É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM), de forma sistemática, contínua e documentada, com o objetivo ...
O sistema de distribuição individualizado (SDI) é adotado em hospitais brasileiros, e cada instituição possui suas peculiaridades e variações da rotina operacional. Essas variações vão desde a forma da prescrição médica, modo de preparo e distribuição das doses e fluxo da rotina.