Tecido Conjuntivo: Possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções.
Para tomar nota: o sarcômero é a unidade contrátil da musculatura, ou seja, eles são responsáveis pelo encolhimento (contração) dos músculos.
O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos. Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.
O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
As estruturas responsáveis pela locomoção e sustentação no animais são os sistemas muscular e esquelético.
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.
A interação Nervo-Músculo se dá por meio do processo de contração muscular entre o músculo e suas propriedades bioquímicas e os neurônios que enervam esse músculo. Na junção neuromuscular, a interação entre o neurônio e o músculo ocorre na fenda sináptica (espaço entre o neurônio e o músculo).