A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada - ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares.
A nutrição é o processo de consumo, absorção e utilização dos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do corpo e para a manutenção da vida. Os nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos e que nutrem o organismo Muitos nutrientes podem ser sintetizados no organismo.
Pois bem, é uma verdade. A ideia é simples, a ingestão de alimentos saudáveis melhora a nossa disposição para o dia-a-dia e aumenta a imunidade do nosso corpo. Ou seja, quem se alimenta corretamente fica menos doente e produz mais. Porém o segredo não é simplesmente cortar os alimentos considerados mais nocivos.
A alimentação é uma necessidade vital do ser humano, mas a má alimentação é responsável por diversas doenças, como por exemplo, o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose, além da obesidade.
Essa diminuição pode retardar ou até impedir o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão, arritmias cardíacas e diminuir a chance de infarto. Além disso, alguns tipos de câncer também podem ser prevenidos através da alimentação.
Quando estamos em jejum, nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, ocorre uma limpeza do trato intestinal, pois ele encontra-se sem nutrientes.
Caso você fique 24 horas sem comer, por exemplo, o organismo ficará em cetose durante muito tempo - portanto, atenção! Obs.: Caso o processo de cetose ocorra por muito tempo, o sangue pode ficar ácido demais (por conta dos corpos cetônicos), acarretando problemas mais graves.
1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em: Vitamina D: ovos, peixe, cogumelos, fígado… Zinco: frutos do mar, ostra, ovo, amendoim, sementes de abóbora…