Teoria Comportamental - Teoria de aprendizagem aliando-se ao uso da Internet. ... Para os comportamentalistas a aprendizagem é refletida através do comportamento e se desenvolve por meio de estímulos e respostas. A fonte do conhecimento humano lhe é externa, ou seja, ela é adquirida através dos sentidos e das experiências.
A abordagem comportamental foi a introdução da teoria das relações humanas, que surgiu em 1932, após grande depressão econômica sofrida pelos Estados Unidos.
Na abordagem Tradicional, a relação entre professor e aluno é bem restrita. Não há em nenhum momento uma relação afetiva entre ambos, cada um possui seu papel, onde o professor sempre será o centro da sala de aula e o aluno receptor das informações transmitidas pelo professor.
Reflexão Acerca das Principais Abordagens Pedagógicas e a Postura do Professor
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
A abordagem cognitiva procura explicar a criatividade a partir dos fenômenos relacionados à forma como apreendemos o mundo. É uma abordagem multidisciplinar, resultado das mais recentes pesquisas relacionadas a diversas áreas (neurociências, psicologia, pedagogia, física e várias outras).
O que é a psicologia cognitiva? A cognição significa a função da inteligência ao adquirir um conhecimento. Para nos aprofundarmos nesse conceito, é correto dizer que o processo de conhecer envolve atenção à percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e a linguagem.
Desta forma podemos assim dizer que a abordagem cognitivista implica em estudar a aprendizagem como sendo mais um produto do ambiente, seu ponto fundamental de ensino consiste em processos empiricos e não em produtos de aprendizagem formulados a partir de uma reflexão teórica.
Bom, a cognição é o ato que consiste em processar as informações. ... Dentro do processo de aprendizagem ocorre o conhecemos por desenvolvimento cognitivo, que pode ser definido como o aprimoramento dessas habilidades, cuja evolução constante tende a propiciar uma vida de autonomia ao indivíduo.
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida. Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo.
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento intelectual, para aquisição da aprendizagem e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.
O ensino de Literatura é fundamental para a formação dos alunos. ... Por essa complexidade, os textos literários são muito apropriados para o ensino. Porém, a função da Literatura em contexto escolar de hoje se difere bastante da atribuída nos tempos de Brasil Colônia.
Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. ...
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.