As vidrarias volumétricas podem se classificar em dois tipos: TC (to-contain), utilizada para contenção de liquido, em que se encontram, por exemplo, provetas e balões volumétricos; e vidrarias TD (to-deliver) utilizada como transporte de líquido, incluindo, por exemplo, pipetas graduadas e volumétricas, e buretas [2].
A aferição do balão volumétrico é feita no gargalo e para concentrações definidas com um volume único e fixo que é descrito no próprio balão. O balão volumétrico jamais deve ser utilizado para aquecer substâncias, pois o calor irá distorcer o vidro e mudar seu volume calibrado, e a temperatura de referência é 20ºC.
A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
Você primeiro deve colocar uma quantidade de água até o começo do "gargalo". Após, com o auxílio de uma pipeta precisa, basta você preencher até o menisco.
A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.
Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (ver figura 3). Paralaxe é um fenômeno que ocorre através da observação errada do valor da escala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão.
Para efectuar uma leitura do nível do líquido na bureta deve: Fazer-se a leitura pela tangente à parte inferior do menisco, colocando os olhos a esse nível, para evitar erros de paralaxe. Utilizar-se um cartão branco para ajudar a leitura (Figura 7).
O acerto e a leitura do nível dos líquidos nos materiais volumétricos devem ser feitos da seguinte forma: 1. ... O operador deve fazer com que a parte inferior do menisco tangencie o traço de aferição do material volumétrico (se o líquido usado for escuro, deverá tangenciar a parte de cima do menisco).
escura, a leitura do volume deve ser feita com o plano do menisco exatamente no nível do líquido. colorida, a parte inferior do menisco deverá coincidir com a marca de calibração. transparente, a leitura do volume deve ser feita com a parte superior do menisco exatamente no nível do líquido.
A volumétrica tem apenas 2 Page 3 um traço de aferição na parte superior para indicar sua capacidade, e no seu bulbo está indicado o volume e a temperatura na qual foi calibrada. Já a graduada possui uma escala que permite obter medidas variadas de volume.
Para uma medição mais precisa temos: Proveta graduada, pipeta graduada, pipeta volumétrica e bureta. Se não for necessária tanta precisão: béquer e Erlenmeyer.
Dentre essas, as pipetas volumétricas são as que conseguem maior precisão na medição, embora o volume seja fixo. Portanto, a vidraria de medida de volume mais precisa é a pipeta volumétrica. Outras vidrarias que também apresentam medições precisas são a pipeta graduada, a bureta e a proveta.
Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
Pipeta volumétrica. A) É utilizada para medir volumes aproximados de líquidos.
No preparo de soluções as vidrarias utilizadas são a pipeta volumétrica e o balão volumétrico. O balão volumétrico possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o volume de sua capacidade.
A vidraria Pipeta é utilizada para transferência de volumes conhecidos de fluidos.
A pipeta volumétrica é a mais precisa, pois possui volume fixo.
1 Bomba para transvasar pequenas quantidades de líquidos, usada em adegas. 2 Quím Tubo graduado, para medir ou tirar certa quantidade de líquido, usado em laboratórios.
Por possuir grande exatidão a bureta é usada como vidraria titulante porque é detentora de grande facilidade na leitura do nível do líquido porque é graduada e ainda é um instrumento que possui grande exatidão nas medidas porque é capaz de aproximar do valor real de volume da solução que foi emprega e ainda porque é ...