A perestroika e glasnost simbolizaram as tentativas de Mikhail Gorbatchev em por fim à crise que atravessava a URSS. ... Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava.
O nome em russo significa reconstrução. Foi a reestruturação econômica da união soviética. A proposta foi liberar o comércio exterior,os preços, a moeda, eliminar os limites da fabricação de produtos, liberação da importação de produtos estrangeiros, etc.
1985 – 1991
A palavra Perestroika, que literalmente significa reconstrução, recebeu a conotação de reestruturação (abertura) econômica. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava falhando e sentiu que o sistema socialista necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika.
Juntamente com a política da Perestroika foi desenvolvida a Glasnost, que em russo significa transparência. A política tinha como objetivo aproximar a população das decisões políticas realizadas pelo governo, anteriormente controlada pelos burocratas do país.
(Mackenzie SP/2006) Como resultado das reformas realizadas por Mikhail Gorbatchev, a partir da metade da década de 1980, na URSS, pode-se apontar: o fortalecimento do PCUS na condução da política soviética, através da extrema centralização do planejamento econômico pela cúpula conservadora do partido.
Perestroika significa reconstrução e consistia na tentativa de recuperação soviética; enquanto que Glasnost significa transparência e visava à liberdade de expressão da sociedade.
Reformas de base foi o nome dado pelo 24° presidente do Brasil, João Goulart, às reformas estruturais propostas por sua equipe. Estas incluíam os setores educacional, fiscal, político e agrário.
Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).
a: Respondendo de acordo com o texto, as medidas propostas pela reforma de base deste autor era "um conjunto de ações governamentais que deveriam promover a reforma agrária, a reforma fiscal e a reforma bancária, entre outras.
As reformas de base começaram a ser debatidas no governo de Juscelino Kubitschek, eram reformas para aprimorar o desenvolvimento do país, diminuição da desigualdade, etc. ... As reformas de base também foram um catalisador do golpe militar de 1964.
João Goulart assumiu a presidência do Brasil em 1961 em meio a um quadro de grande instabilidade política e econômica. ... O Plano Trienal foi uma proposta elaborada por Celso Furtado que visava combater a inflação e fazer o Brasil crescer a uma taxa de 7% ao ano, além de iniciar uma política de distribuição de renda.
O objetivo das reformas, dizia Jango, era o de alterar a estrutura econômica e social do país e sua dependência do capital externo. Mas a alternativa de política conciliatória proposta por João Goulart sofreu ataques da direita e da esquerda.
As Reformas de Base, de modo geral, foram as mudanças na legislação trabalhista e a expansão da participação do Estado na economia nacional que marcou a economia brasileira no período da República Populista, o que inclui a criação da CTPS, da Previdência Social e de estatais estratégicas, como Vale, CSN e Petrobrás.
O governo de João Goulart foi um dos mais atribulados da história da República Brasileira, pois foi marcado por conspirações militares, desajuste econômico com altíssima inflação, tentativa de aplicação de reformas de base, aproximação com as esquerdas que almejavam a via revolucionária, entre outros acontecimentos.
Resposta: Desagradaram os grupos de direita, que as viam como ameaças à livre-iniciativa, ao lucro das empresas privadas e à propriedade – em razão da reforma agrária. Para esses grupos, as reformas de base comprovavam que Jango queria instalar um governo de feições comunistas no Brasil e se mobilizaram para o golpe.
O Trienal fracassou no seu intento de estabilizar a economia e já em seu primeiro ano a taxa de crescimento ficou em 0,6% - contra uma previsão de 7% - e a inflação subiu para quase 80% no Índice Geral de Preços (IGP) dezembro a dezembro, enquanto a expectativa era de que a inflação declinasse.
Assim sendo, o objetivo mais imediato do Plano Trienal seria “planejar a estabilização em condições de desenvolvimento, a fim de que, em uma fase subseqüente, pudesse planejar a intensificação do desenvolvimento sem comprometer a estabilidade”.
o plano trienal visava: promover melhor distribuição das riquezas nacionais, encampar as refinarias particulares de petróleo, reduzir a divida externa brasileira, diminuir a inflação e manter o crescimento económico.
Celso Furtado
O plano trienal foi uma proposta elaborada por Celso Furtado que visava combater a inflação e fazer o Brasil crescer a uma taxa de 7% ao ano,além de iniciar uma política o plano trienal serviu para aumentar a instabilidade política nacional.
O PAEG, “dentro do seu propósito básico de estabilização, desenvolvimento e reforma democrática”, apresentou como objetivos: acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico do país interrompido no biênio 1962-1963; conter progressivamente o processo inflacionário durante 1964 e 1965 objetivando um razoável equilíbrio dos ...