Recreação é uma atividade de lazer, sendo o lazer tempo discricionário. ... As atividades recreativas são muitas vezes feitas para felicidade, diversão, passar o tempo ou prazer e são consideradas "divertimento".
A atividade lúdica propicia à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará também no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística e coordenação motora.
Durante as brincadeiras ou jogos as crianças não se fecharam para o diferente neste caso o alunado especial, ocorrendo assim à interação entre os educandos durante a ação da atividade lúdica, mostrando assim que a ludicidade proporciona a inclusão desse aluno.
A ludicidade tem uma importância significativa para o ensino infantil, pois é um meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento, crescimento e a aprendizagem das crianças, nesse contexto é a educação infantil que proporciona um espaço em que a criança aprende, brinca se desenvolve, se relaciona com outras ...
O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.
Sendo o lúdico considerado um recurso pedagógico importante no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, podemos considerar que esse recurso resgata o interesse dos alunos e desenvolve o conhecimento intelectual da criança.
A orientação está, inclusive, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que alerta que as as interações e as brincadeiras são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Básica. O documento deixa claro que a hora de aprender pode ser a mesma hora de brincar.
Quando o professor passa a estruturar a brincadeira, organizando os espaços para o brincar e apresentando os materiais e brinquedos em que a criança é estimulada a usar está assumindo um papel-chave nesse processo ao estimular, desafiar e possibilitar às crianças o brincar de forma mais desenvolvida, ou seja, além de ...
Portanto, toda a atividade que incorporar a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Segundo Dinello, 2004, por meio de atividades lúdicas: ... Os jogos digitais auxiliam na construção da autoconfiança e podem incrementar a motivação no contexto da aprendizagem.