Apresentaremos a seguir as características dos seguintes grupos: aracnídeos, insetos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Operárias e zangões Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.
As abelhas são insetos que formam sociedades altamente organizadas, que podem chegar até 100 mil indivíduos. Nessas sociedades encontramos três castas: as operárias, a rainha e o zangão. As abelhas operárias são fêmeas estéreis com ovários atrofiados que vivem por aproximadamente trinta dias.
A divisão do trabalho das abelhas é feita da seguinte forma existe a rainha que tem a função de prover a prole, ou seja da vida aos individuo e as abelhas operarias que são abelhas que não tiveram a mesma alimentação que a rainha cuida das larvas e dos afazeres da colmeia que é a procura de alimento e guarda da colmeia ...
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DAS ABELHAS Apis mellifera Constituído de quitina, o exoesqueleto fornece proteção para os órgãos internos e sustentação para os músculos, além de proteger o inseto contra a perda de água. O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome (Figura 1).
Como nascem as abelhas Os ovos fertilizados dão origem às abelhas operárias e dos não fertilizados nascerão zangões a partir de ovos não fecundados – é conhecido como partenogênese. Portanto nasce sempre puro de raça, por originar-se de ovo não fecundado.