transporte passivo
Partindo do conceito de Difusão: "é um tipo de transporte passivo (sem gasto de energia) que ocorre do meio mais concentrado para o menos concentrado." Então para que uma substância se difunda é necessário que haja maior concentração de soluto/solvente dentro (meio intracelular) ou fora (meio extracelular) célula.
Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
A espessura da membrana plasmática da maioria dos seres vivos é de 8 nanômetros, é formada por fosfolipídios de membrana, proteínas de membrana e carboidratos de membrana.
A membrana plasmática é uma estrutura com cerca de 6 a 10 nm de espessura e apresenta em sua constituição diversas moléculas de proteínas inseridas em uma camada dupla (bicamada) constituída por fosfolipídeos.
O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lípides também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana, pois menor será a possibilidade de intração entre moléculas vizinhas.
A respeito da membrana plasmática, é correto afirmar que: A ) as moléculas de fosfolipídios são completamente apolares. B ) a fluidez da membrana permite a movimentação das proteínas que fazem parte dessa membrana. ... E )a organização da membrana plasmática é diferente da membrana que forma as organelas celulares.