Dentro da gestão pública, a governança pode ser vista como um conjunto de ações que definem as responsabilidades e ajudam a desenhar os processos para tomadas de decisão. A governança é exercer autoridade e governar.
São características da estrutura de propriedade: O papel dos investidores institucionais. O tipo predominante de controle acionário (disperso X concentrado). As classes de ações, pirâmides e participações cruzadas.
Quatro princípios são fundamentais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Governança corporativa é um tema em evidência no Brasil e no mundo quando se fala em eficiência e transparência na gestão de uma empresa.
governabilidade, a qual diz respeito a uma capacidade política do Estado; governança, que refere-se à capacidade da administração de executar as políticas públicas; e. accountability, que corresponde principalmente à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não fica limitada a isto.
Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a organização e está realmente envolvida com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes.