1991
A guerra fria durou 46 anos (1945 - 1991) e terminou com a queda do muro de Berlim e com o fim da URSS, virando a atual Russia.
União Soviética
Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética.
Enquanto os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa, a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da grande propriedade privada, a igualdade econômica (um a sociedade sem ricos e pobres) e um Estado forte capaz de ...
A Guerra Fria recebeu esse nome porque as disputas se deram apenas nas esferas ideológica, política, militar, tecnológica, econômica e social entre as duas potências e suas zonas de influência. ... Durante esse período foram muitos conflitos regionais, disputas locais e as guerras civis e interestatais.
Explicação: A Guerra Fria ganhou esse nome porque foi uma guerra sem conflitos diretos. Os países envolvidos tinham ideais bem diferentes e disputavam o domínio mundial, mas não aconteceram conflitos armados em suas zonas territoriais.
A Cortina de Ferro designa a separação, primeiro ideológica e depois física, estabelecida na Europa após a Segunda Guerra Mundial entre a zona de influência soviética no Leste e os países do Oeste. A barreira, emblema e fronteira da Guerra Fria, caiu em 1989 com o Muro de Berlim.
Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial conhecido como Guerra Fria.
Em 1946, há exatos 75 anos, a expressão “Cortina de Ferro” foi utilizada pela primeira vez. Ela apareceu em um discurso de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico. O termo refere-se à divisão da Europa entre territórios capitalista e socialista, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Inicialmente, a Cortina de Ferro era separada da região integrada pelas repúblicas europeias da União Soviética (Rússia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estónia, Geórgia, Cazaquistão, Lituânia, Letônia, Moldávia e Ucrânia) e os estados-satélites da Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária e ...
Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, o mundo polarizado começou a ruir. Com a derrubada de Gorbachev, em 1991, o regime soviético chegou ao fim. Trinta anos depois de criada, a cortina de ferro se abriu definitivamente.
A "Cortina de Ferro" era, assim, apenas uma metáfora. Já o Muro de Berlim foi, literalmente, uma muralha construída para separar as duas metades da Alemanha - Ocidental e Oriental - impedindo as deserções de um lado para o outro.
A Alemanha derrotada foi dividida em duas por Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. ... Berlim foi dividida em quatro pedaços, com as zonas britânicas, francesas e americanas a oeste e uma zona soviética a leste. Berlim Ocidental tornou-se uma ilha cercada pela Alemanha Oriental comunista.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país, que se tornou o marco de dois blocos político-econômicos antagônicos. Era o início da Guerra Fria. ... Berlim, encravada no território que viraria Alemanha Oriental, também foi dividida em quatro setores.
Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Conferência de Postdam, a Alemanha foi dividida entre as potências aliadas e a União Soviética. Em 1949, o país foi formalmente dividido dando origem a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental).
A divisão da Alemanha, além de ser uma grande marca da Guerra Fria, foi resultado da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial. Depois da Batalha de Berlim, todo o território alemão foi ocupado pelas forças aliadas e dividido em quatro zonas: francesa, britânica, norte-americana e soviética.
Indique como foi configurada a Alemanha de 1949 a 1989. ... d) A Alemanha foi dividida em duas Repúblicas. Uma delas passou a se chamar República Federal Alemã (RFA) e o setor oriental (soviético) se tornou a República Democrática Alemã (RDA). Berlim permaneceu dividida entre as duas.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação. A área ao leste, conhecida como Alemanha Oriental, ficou sob influência da União Soviética - posteriormente chamada de República Democrática Alemã (RDA).
Resposta. A Alemanha já foi dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental através da construção de um muro, o Muro de Berlim. A ordem de construção do muro foi dada em 13 de agosto de 1961 pelo lado oriental, visando impedir o tráfego de civis de um lado para o outro.
Resposta. Após a Segunda Guerra, se iniciou a guera fria e a Alemanha ficou dívida em capitalista ( ocidental ) e socialista ( oriental ) . Em Berlim foi construído um muro para separar as duas áreas de influência ( Estados Unidos e União Soviética ) .
Em Berlim, a situação era mais ou menos a mesma dos grandes centros urbanos europeus: depois do fim da guerra, e da invasão do Exército Vermelho, da URSS, que dominou a cidade – marcando a vitória dos Aliados -, a cidade ficou bastante diferente do que era antes.
Hitler e seus generais prosseguiram a guerra, mesmo depois da invasão dos Aliados na Normandia, negando todo e qualquer bom senso militar. Esta insistência só ampliou o sofrimento de milhões de pessoas.
O muro dividiu a cidade de Berlim em duas, a fim de evitar a emigração da população de Berlim Oriental para o lado Ocidental. Desta maneira, entre 1961 e 1989, a cidade ficou dividida em duas zonas distintas: Berlim Ocidental e Berlim Oriental.
O muro de Berlim foi criado para impedir a passagem das pessoas do lado oriental para o lado ocidental da cidade alemã. ... Seu objetivo era evitar as fugas de cidadãos alemães do lado oriental, controlado pela RDA (ou Alemanha Oriental), para o lado ocidental, controlado pela RFA (ou Alemanha Ocidental).
O muro de Berlim foi construído no período da Guerra Fria para dividir as fronteiras ente a Alemanha Oriental(RDA-socialista) e a Alemanha Ocidental(RFA-capitalista). A parte ocidental era capitalista comandada pelos EUA e a parte oriental era socialista comandada pela URSS.
13 de agosto de 1961
O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. ... O muro foi derrubado, em 1989, com o colapso do bloco comunista na Europa.