A camada de rede é responsável por prover conectividade ao computador e selecionar caminhos para que os pacotes de dados possam trafegar. Isso é feito através do roteamento. Um motivo para que a conectividade possa ocorrer tem relação com o IP (Internet Protocol).
Abaixo, estão os tipos de protocolos de internet explicados mais detalhadamente.
Os protocolos Abertos são os protocolos padrões da internet. Este podem comunicar com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão de protocolo. Um exemplo seria o TCP/IP, pois ele pode comunicar com várias plataformas como Windows, Linux, Mac e outros. ... Exemplos desse tipo de protocolo: IPX/SPX, NETBIOS e outros.
WEP (Wired Equivalent Privacy), Wi-Fi Protected Access (WPA) e Wi-Fi Protected Access II (WPA2) são os principais algoritmos de segurança que você verá ao configurar uma rede sem fio. O WEP é o mais antigo e provou ser vulnerável à medida que várias falhas de segurança foram descobertas.
Os roteadores WiFi suportam uma variedade de protocolos de segurança para proteger redes sem fio: WEP, WPA e WPA2. No entanto, o WPA2 é o protocolo recomendado, melhor do que o seu antecessor WPA (Wi-Fi Protected Access).
WPA, é uma abreviatura para Wi-Fi® Protected Access, que é uma especificação de encriptação de dados para uma rede local wireless. O WPA2-PSK permite á máquina wireless Brother associar-se a pontos de acesso utilizando o método de encriptação AES. ...
A principal diferença entre os dois é que o WPA original utiliza algoritmo RC4 (o mesmo sistema de encriptação usado no WEP) e garante a segurança da conexão através da troca periódica da chave de encriptação (utilizando o TKIP), enquanto o WPA2 utiliza o AES, um sistema de encriptação mais seguro e também mais pesado.
Dentre esses, destacam-se o WEP (Wired Equivalent Privacy ou “Privacidade Equivalente à de Redes com Fios”) e o WPA (Wi-Fi Protected Access ou Acesso sem fio protegido).
A chave de segurança também é chamada de Chave WEP (Wired Equivalente Privacy, ou Privacidade Equivalente à Rede Cabeada). ... Por consequência, a chave de proteção de rede também pode ser chamada de WPA (Wi-Fi Protected Access) ou WPA2 (Wi-Fi Protected Acces II).
O WPA2 é mais seguro que o WPA, mas pode não funcionar com alguns adaptadores de rede antigos. ... Isso é conhecido como WPA-Enterprise ou WPA2-Enterprise. Ele também pode ser usado no modo de chave pré-compartilhada (PSK), em que cada usuário recebe a mesma senha. Isso é conhecido como WPA-Personal ou WPA2-Personal.
Se a senha da sua rede Wi-Fi for fraca ou, pior ainda, se você não usar nenhuma senha, as suas comunicações não serão criptografadas e podem ser interceptadas. Em outras palavras, você estará pelado(a) na internet, seus dados, senhas, etc., tudo enfim, pode ser espionado.
WPA2
WPA2 -Personal é uma das duas variações do protocolo WPA2 e é apropriado para uso na maioria dos ambientes de negócios residenciais e pequenas ; WPA2- Enterprise é também uma opção, apesar de um servidor de autenticação especializado conhecido como RADIUS é necessária na rede para WPA2-Empresa para funcionar ...
O WPA2 é mais seguro que o WPA, mas não funcionará com alguns adaptadores de rede antigos. O WPA foi criado para ser usado com um servidor de autenticação 802.
WPA-PSK (TKIP): Essa opção usa a versão original do protocolo WPA, que foi substituído pelo WPA2 e não é seguro. ... WPA2-PSK (AES): Última configuração, esta é a opção mais segura, pois utiliza WPA2, mais recente padrão de criptografia Wi-Fi, combinado com o protocolo de criptografia AES.
Tipos de criptografia: conheça os 10 mais usados e como funciona cada um – Ouça
9 dicas para configurar melhor a rede Wi-Fi do seu roteador
Na frequência de 2,4 GHz, prefira deixar o bandwidth em 20 MHz. Isso porque essa banda já sofre muita interferência de outros dispositivos, conforme já explicado neste tutorial. Assim, usar largura de 40 MHz pode comprometer o desempenho da rede e fazer o sinal Wi-Fi ficar muito fraco.
Os melhores e principais canais disponíveis são o 01, 06 e 11 que não são sobrepostos por nenhum outro. Se na sua região algum desses três estiver disponível, use-o. Se não for possível, escolha algum outro canal que não tenha outras redes sem fio ou não tenha tantas redes quanto os outros canais.
Como descobrir o melhor canal usando seu celular