Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem de referência nos estudos ambientais para se determinar de forma mais precisa a significância de uma alteração ambiental....
O princípio básico da Matriz de Leopold consiste em, primeiramente, assinalar todas as possíveis interações entre as ações e os fatores, para em seguida ponderar a magnitude e a importância de cada impacto.
O prognóstico ambiental é realizado tendo por objetivo antecipar a situação ambiental futura com a implantação do empreendimento e dos programas necessários à mitigação dos impactos decorrentes de sua implantação e operação.
É uma etapa que antecede a escolha do tema do projeto. ... O prognóstico, no planejamento de projetos, é o exercício de antecipação de futuros possíveis, prováveis (ou seja, futuro que pode acontecer, futuro que provavelmente acontecerá e futuro que desejamos que aconteça em função de valores e prioridades).
Vale ressaltar que esse termo se refere exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Assim, fenômenos naturais como tempestades, enchentes, terremotos e incêndios florestais por causa natural não podem ser caracterizados como impacto ambiental.
Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.
O desmatamento da Amazônia é motivo de grande preocupação para o Brasil, pois ele leva a alterações significativas no funcionamento dos ecossistemas, gerando impactos sobre a estrutura e a fertilidade dos solos e sobre o ciclo hidrológico, constituindo importante fonte de gases do efeito estufa.
Desmatamento afeta biodiversidade, solo e águas do planeta A prática do desmatamento causa sérios prejuízos ao ambiente, como as alterações climáticas --as florestas regulam a temperatura e o regime de ventos e chuvas--, a diminuição da biodiversidade, a degradação do solo e dos rios.