A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente. Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paideia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão.
A Paidéia Cristianizada O objetivo da educação Paidéia é construir o homem como homem e cidadania. Foi originado no período de mil anos da Idade Média ocidental influenciada pelo Catolicismo. A Civilização Bizantina e Islâmica floresceram culturalmente, o Ocidente mergulhou em fase de refração e obscuridade.
A paideia é o modo como era compreendida a educação na Grécia Antiga. A educação é um modo pelo qual algumas sociedades buscam transmitir de geração para geração, alguns valores que são compreendidos como essenciais para a manutenção de sua cultura. ...
Agatha: Significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”. Surgiu a partir dos nomes gregos Agathe e Agathós, os quais por sua vez têm origem na palavra grega agathos, que significa “bom, perfeito, respeitável, virtuoso”.
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.
A educação formal grega era principalmente para homens e não escravos. Em algumas poleis, foram aprovadas leis para proibir a educação de escravos. Os espartanos também ensinavam música e dança, mas com o objetivo de melhorar sua capacidade de manobra como soldados.
A designação provém da escola de filosofia que Platão fundou na Grécia Antiga em 387 a.C., junto a um jardim a noroeste de Atenas, em terreno dedicado à deusa Atena que, segundo a tradição, pertencera a uma personagem mitológica com o nome de Academo.
A Academia (em grego antigo: Ἀκαδημία), também chamada Academia de Platão, Academia Platônica ou Academia Platónica, Academia de Atenas ou Academia Antiga, foi uma academia fundada por Platão, aproximadamente em 384/383 a.C. nos jardins localizados no subúrbio de Atenas.
Rafael
Platão