COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. 1. Compete a Justiça Federal processar e julgar o crime de moeda falsa previsto no artigo 289, § 1º, do Código Penal, quando a falsificação, conforme o Laudo Pericial, é capaz de enganar o homem comum.
O crime de moeda falsa exige, para sua configuração, que a falsificação não seja grosseira. A moeda falsificada há de ser apta à circulação como se verdadeira fosse. 2. Se a falsificação for grosseira a ponto de não ser hábil a ludibriar terceiros, não há crime de estelionato.
Passos
Coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro. Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”.
Como identificar uma nota falsa de R$ 200?
Entre prós e contras, e mesmo que a nova cédula não represente mudanças práticas na economia, a nova nota de 200 reais já está em circulação e, em breve, muitos brasileiros começaram a recebe-la ao fazer alguma compra no comércio em espécie ou até mesmo quando fizer saque em caixa eletrônico.
Nota de 200 reais: Banco Central lança nova cédula de cor cinza e sépia.
Lançada com pompa pelo Banco Central (BC) em setembro passado, a nota de 200 reais ainda é, para muitos brasileiros, uma desconhecida. São poucos os que tatearam a cédula e visualizaram o lobo-guará que estampa a cédula. Na ocasião do lançamento, o BC anunciou a oferta de 450 milhões de cédulas até o fim de 2020.
Mas por que, afinal, essa cédula foi criada? A resposta simples é: por causa da pandemia. Estima-se que, em março de 2020, os brasileiros tinham um total de R$ 216 milhões em dinheiro vivo guardados dentro de casa. Isso foi no começo da pandemia.
Para identificar uma nota falsa, observe a cédula contra a luz, o desenho em um lado deve se encaixar exatamente à figura no outro lado. Se não estiver no lugar certo, já sabe, é uma cédula falsificada.
Depois de ser enganada, a comerciante comprou esta caneta. “Se ficar incolor, não aparecer, é porque a nota é verdadeira. Agora, se você passar e ficar preto, é porque a nota é falsa, porque o papel é sulfite e não papel moeda”, explica.
Modo de Uso da Caneta: 1- Com a caneta em mãos, faça um X (xis) ou um (traço) na nota (cédula). 2- Se a marcação da nota (cédula) ficar com a cor amarelo brilhante, sua nota é original e portanto válido! 3- Se a marcação da nota (cédula) ficar com a cor escura, sua nota é falsa!
O método prático, eficiente e econômico que apresenta resultados imediatos, basta aplicar sobre o dinheiro e a reação química é instantânea, não marca ou danifica a nota verdadeira. Se o risco ficar TRANSPARENTE/AMARELADO a cédula é VERDADEIRA. Se o risco ficar ESCURO a cédula é FALSA.
Cédulas falsas recebidas em bancos: Nesses casos, a melhor atitude a ser tomada quando se recebe uma nota falsa é informar imediatamente ao gerente do banco sobre o ocorrido. As agências são obrigadas a realizar a troca da cédula falsa por uma verdadeira.
Muito fácil de usar, basta passar a caneta sobre a nota e no mesmo instante ocorre à reação química, pois a caneta tem um composto químico exclusivo que faz com que seja um método de controle eficaz que não produz danos ao usuário nem as cédulas, é um produto atóxico.
Saiba o que fazer! Segundo o BC, quando você recebe uma nota falsa no banco, deve procurar o gerente imediatamente e informar o ocorrido. O banco é obrigado a fazer a troca da nota falsa. Caso você perceba depois de ter saído da agência, poderá voltar e exigir a troca.
Muito fácil de usar, basta passar a caneta sobre a nota e no mesmo instante ocorre à reação química, pois a caneta tem um composto químico exclusivo que faz com que seja um método de controle eficaz que não produz danos ao usuário nem as cédulas, é um produto atóxico.
Todas as notas também possuem um holograma localizado do lado direito da parte da frente, ou seja, uma imagem que, quando inclinada, muda. Nas notas de 5, 10 e 20 Euros, esse holograma é uma fita horizontal. Enquanto que nas notas , 200 e 500 Euros, a forma é arredondada ou sextavada.
Para que a nota seja verdadeira, é preciso que os números de série sejam iguais nos dois lados da cédula. Examine também a cor dos números e compare com a cor da estampa do Tesouro Nacional. Se as notas parecerem suspeitas, verifique se os números de série são iguais em todas as notas.
500 euros (EUR) A maior nota da zona do Euro segue com seus dias contados.