Contexto histórico do Trovadorismo O trovadorismo teve origem no continente europeu durante a Idade Média, um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. Nele, a Igreja Católica dominava inteiramente a Europa.
Autores e obras do Trovadorismo
Os artistas mais famosos são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade e Aires Nunes. Este período da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, época do início do Quinhentismo.
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
O Trovadorismo, manifestação literária surgida durante a Idade Média, traduziu a nova visão de mundo que ora se impunha. ... Altiva e distante, a mulher representada nas cantigas de amor trazia, com seu desprezo, o sofrimento amoroso a ser cantado pelo trovador, que assumia a imagem do homem desprezado.
Resposta. Em geral, eram músicas cantadas em coro, por isso o nome "cantigas",Há dois grandes grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. As cantigas líricas estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo.
Tinham como objetivo a critica social, com intuito humorístico ridicularizando pessoas de forma sutil ou groseira, denunciando os falsos valores morais vigentes e atingindo todas as classes sociais.
As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. ... As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros. Esses cancioneiros reúnem obras de diversos autores e foram criados em diferentes momentos da história.
A cantiga de amor é um tipo de composição literária da Idade Média, própria da poesia galego-portuguesa medieval. Deriva da canção da literatura trovadoresca em occitano. É uma composição centrada no tema do amor cortês; fala da paixão amorosa de um cavaleiro por sua senhora, que quase sempre não era correspondida.
Antes de escrever as cantigas, trace com um lápis as linhas e depois escreva a cantiga em letra de forma com um pincel atômico. Tiras com os versos da cantiga (1 para cada aluno). Dica: Cole a folha no papel cartolina, para que fique mais durável, e depois recorte as tiras.
A maioria das cantigas trovadorescas eram cantadas com o acompanhamento de diversos instrumentos musicais, a exemplo da viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. ... Foram várias as cantigas trovadorescas que se destacaram nesse período, dentre elas as cantigas líricas e as cantigas satíricas.
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.
Essa cantiga tem sua origem popular, são marcadas pela literatura oral, ou seja, paralelismo, refrão, reiterações e estribilho, onde isso são recursospróprios do texto que servem para serem cantados e que propiciam facilitação de memorização.
Nas cantigas de amor, o eu lírico (a voz da poesia) é masculino e o tema mais explorado é o sofrimento amoroso. Já na cantiga de amigo, o eu lírico é feminino e o tema mais frequente é a saudade e o lamento amoroso da dama que sofre com a ausência do amado.
cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe.
3- São características da cantiga de amor, EXCETO: a) O cavalheiro dirige-se à mulher amada como uma figura idealizada, ... ) Em geral gira em torno de amor em um sonho, distante, impossível. d) Sempre o cavalheiro consegue conquistá-la, porque eles pertencem a. diferentes níveis sociais.
Cantigas de amor: retratam o amor idealizado de um homem por uma dama. Cantigas de amigo: são cantigas populares que falam sobre amizade, amor e Deus. ... Cantigas de escárnio ou maldizer: são aquelas cantigas que fazem sátiras.
A música "Renata" , de Latino ; é uma cantiga de maldizer. A música "Quem ensinou fui eu" , de Maiara e Maraisa ; é uma cantiga de escarnio. A música "O céu explica tudo" , de Henrique e Juliano ; é uma cantiga de amor. A música "Ausencia" , de Marília Mendonça ; é uma cantiga de amigo.
Os trovadores eram homens da nobreza escreviam as poesias e as cantavam em forma de cantiga. Quando um homem não era nobre e escrevia as trovas, ele era chamado de jogral. As cantigas do trovadorismo se dividiam em quatro categorias: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
As cantigas de roda são músicas folclóricas cantadas em uma roda. Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados.
Verificado por especialistas. No Trovadorismo existem dois tipos de cantigas: cantigas líricas ou satíricas. Estas ainda se dividem em cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa.
cancioneiro - conjunto de cantigas. XVI; é formada por cinco a sete estrofes, de oito ou nove versos, em exaltação à beleza da bem-amada. cantiga - mote de quatro ou cinco versos e uma glosa com oito a dez versos. ... cobras - (ou coblas) estrofes.