EQST

O Que A Autonomia Moral?

O que é a autonomia moral?

Para Piaget (1896- 1980), autonomia significa a capacidade de decidir por si próprio entre o certo e o errado na esfera moral e entre verdade e inverdade na esfera intelectual, levando em conta fatores relevantes, independentemente de recompensa e punição.

O que é autonomia para Piaget?

Para Piaget, a autonomia ocorre quando o indivíduo é capaz,· pela razão, construída segundo as estruturas Page 3 Nuances- Vol. III- Setembro de 1997 próprias do sujeito, de se opor às autoridades.

O que vocês compreendem por heteronomia e autonomia?

Heteronomia (do grego heteros, "diversos" + nomos, "regras") é um conceito criado por Kant para denominar a sujeição do individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Se opõe assim ao conceito de autonomia onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente.

O que é moral para Piaget?

Para Piaget, (1977, p. 11) “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana.

O que é o desenvolvimento moral?

O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.

Quais são as fases do desenvolvimento moral?

Piaget nos apresenta em seus estudos que existem três fases do desenvolvimento moral: anomia, heteronomia e autonomia.

Como o raciocínio moral se desenvolve?

Afinal, a justiça é o princípio moral básico. ... De acordo com essa teoria do desenvolvimento moral, o raciocínio moral desenvolve-se em três níveis que podem também ser compreendidos em seis subestágios, cada um mais adequado para responder a diferentes dilemas morais.

O que diz a teoria de Kohlberg?

Acredita que através de um processo maturacional e interativo, todos os seres humanos têm a capacidade de chegar à plena competência moral, medida pelo paradigma da moralidade autônoma, ou, como prefere Kohlberg, pela da moralidade pós-convencional.

Quais são os três níveis de moralidade Segundo Kohlberg?

Kohlberg desdobra as três últimas fases em seis estágios de raciocínio moral, agrupando-os dois a dois em três níveis de moralidade: os estágios 1 (orientação da punição e obediência) e 2 (relativista instrumental) correspondem ao nível pré-convencional; os estágios 3 (concordância interpessoal) e 4 (manutenção social) ...

Quantos e quais os principais níveis da teoria de Kohlberg?

Com base nisso, propõe a existência de seis estágios de raciocínio moral, os quais podem ser agrupados em três níveis: o pré-convencional, o convencional e o pós- convencional. O nível pré-convencional contém os estágios 01 e 02.

O que é pós convencional?

3) Nível pós-convencional refere-se ao momento em que o indivíduo desenvolve uma concepção moral autônoma, independente dos padrões de comportamento. ... Não se trata de normas concretas, mas de princípios abstratos que orientarão suas decisões diante aos conflitos morais.

O quê Piaget diz sobre o adolescente e a moralidade?

Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.

Como se dá a construção da moral em Durkheim Freud e Piaget?

Durkheim afirma que as condutas morais se dão pelo sentimento do sagrado, inspirado pela sociedade, ou seja, o obedecimento aos mandamentos de um ser superior, temido e desejado. Para Freud, a consciência moral tem raízes inconscientes, que pode se explicar por forças afetivas.

Qual a principal consequência do surgimento da consciência moral?

A consciência, presente no íntimo de qualquer pessoa e indissociável à dignidade humana, permite a qualquer pessoa avaliar a qualidade moral dos actos realizados ou ainda por realizar, permitindo-lhes assim assumir a responsabilidade porque possuem liberdade para escolher entre o bem e o mal.

Como se constrói a moral no ser humano?

A MORAL AUTÔNOMA

  1. É imposta a partir do exterior como um sistema de regras obrigatórias. Tem caráter coercitivo e é a fonte do dever.
  2. Baseia-se no princípio de autoridade, no respeito unilateral e nas relações de pressão.
  3. Encontra-se, de fato, na maioria das relações e entre o adulto e a criança.

Qual a definição de consciência moral e liberdade humana?

O conceito de liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. ... Logo, a moralidade dos atos consiste em fazer o uso da liberdade. Quando a liberdade é privada, não há responsabilidade moral.

Como funciona a nossa consciência?

Para Susan Greenfield, pesquisadora da Universidade de Oxford, a consciência não é um lampejo, mas um contínuo de conexões dos seus neurônios, que vão ocorrendo do momento em que você nasce até o fim da sua vida. A cada nova experiência, seu cérebro faz uma representação mental que é armazenada em sua memória.