OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO. ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES. ELES CONSEGUEM SE LOCOMOVER NOS DOIS AMBIENTES.
A locomoção desses animais vertebrados ocorre através das chamadas nadadeiras e de movimentos ondulatórios obtidos através da contração de músculos. A forma hidrodinâmica e a presença de escamas e muco também são fatores que favorecem o deslocamento desses seres.
Isso significa que os peixes possuem coluna vertebral, vivem na água e sua temperatura sanguínea se equilibra com o ambiente. A maioria dos peixes respira por brânquias ou guelras, se locomove por meio de nadadeiras, se reproduz pondo ovos e é coberta por escamas protetoras (peixes atuais).
A linha lateral consiste em um sistema de canais sob as escamas, que se estende da cabeça – onde circunda vários ossos – até a cauda do peixe, de ambos os lados. Esses canais contam com dezenas de pequenos orifícios. À medida que o peixe nada, a água entra pelos furinhos e percorre toda sua extensão antes de sair.
De uma forma geral as nadadeiras vão apresentar a funcionalidade de ajudar, neste caso os peixes a se manter com equilíbrio e estabilidade na água, do mesmo modo que ajuda na movimentação do organismo e até mesmo auxiliando algumas espécies a ficarem em repouso.
As barbatanas são órgãos de locomoção dos peixes. Os mamíferos aquáticos, como as baleias e os golfinhos, possuem membros transformados em barbatanas. Também nos répteis aquáticos, como a tartaruga, os membros estão transformados em barbatanas. Outros animais apresentam também adaptações para a locomoção na água.
linha lateral é um sistema de órgãos encontrados em vertebrados aquáticos, usado para detectar movimento, vibração e gradientes de pressão na água circundante. ... Por exemplo, os peixes podem usar seu sistema de linha lateral para seguir os vórtices produzidos pela fuga de presas.
“A nadadeira dorsal tem uma função importante para a navegação, que corresponde às quilhas ou lemes das embarcações”, diz Otto. As espécies mais vistas com a barbatana de fora são o tubarão-martelo, o tubarão-azul, o tubarão-tigre e o tubarão-baleia.
Os pesquisadores teorizaram que o colapso da barbatana dorsal em baleias selvagens pode ser devido à idade, estresse, lesões ou brigas com outras baleias assassinas.
Nadadeira caudal Possui a função de “leme”, auxiliando na natação e em mudanças rápidas de direção. Pode ser heterocerca (lóbulo superior maior que o inferior) como ocorre em tubarões, ou homocerca (lóbulos inferior e superior semelhantes) em peixes ósseos.
Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras. A maioria das espécies de condrictes é marinha.
bexiga natatória
Clásper são dois órgãos alongados e cônicos com o formato de duas pequenas nadadeiras que funcionam como um auxiliador na cópula.
A válvula espiral é uma estrutura presente no organismo dos peixes cartilaginosos. Fica no intestino desses peixes e possui a função de aumentar a superfície de absorção dos nutrientes. ... A válvula espiral é um dos constituintes do sistema digestivo desses animais.
Esta prega tem como função aumentar a superfície de absorção do trato digestivo, elevando o aproveitamento da matéria orgânica digerida. Ele é formado apenas pelo epitélio intestinal, sendo amplamente irrigado por capilares sanguíneos, abaixo do epitélio.
Os condrictes possuem a boca localizada na parte ventral do corpo, com mandíbulas e várias fileiras de dentes pontiagudos que são repostos periodicamente.