Chamado por Fernando Pessoa de “Imperador da Língua Portuguesa”, Vieira explora em seus sermões o melhor da retórica de sua época. Orador hábil e virtuoso, é também claro, engenhoso, imaginativo e convincente. ... Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.
Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Denomina-se culteranismo ou cultismo o aspecto do barroco voltado para o jogo de palavras, para o rebuscamento da forma, para a ornamentação estilística, para o preciosismo lingüístico, para a erudição minuciosa.
Poesia satírica Devido às suas sátiras poéticas, Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno. ... Dos autores dessa escola literária, Gregório de Matos foi um leitor de Camões, por exemplo.
Gregório de Matos Guerra
Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida.
Principais Características A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. Trata-se, portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos costumes de maneira caricata.
Romance narrado em terceira pessoa, dividido nos capítulos: A Cidade, O Crime, A Vingança, A Devassa, A Queda e O Destino. Todas as expressões vulgares usadas no livro são uma referência a Gregório de Matos.
Gregório de Matos, também conhecido como “Boca do Inferno”, é um dos principais nomes do barroco brasileiro. A característica marcante do autor é o teor ácido, crítico, de seus escritos. A Igreja Católica recebia muitas críticas do poeta, motivo pelo qual Gregório recebeu a alcunha “Boca do Inferno”.
Na linguagem do Barroco os autores usavam o jogo de palavras e a linguagem culta. No conceptismo tinha uma dinâmica de raciocínio e de retórica que tinha o objetivo de esclarecer o conflito dos opostos.
4- Principais representantes da literatura barroca no Brasil São eles: Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira, Manuel Botelho de Oliveira e Bento Teixeira. Como não poderia deixar de ser, começarei por Gregório de Matos.
Responsável pelo desenvolvimento da prosa no período do barroco, Padre Antônio Vieira é conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses, a influencia negativa que o Protestantismo exerceria na colônia, os pregadores que não cumpriam com seu ofício de ...
Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões dos quais se destacam: Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda (1640)২ জানু, ২০১৯
Chamado de “imperador da língua portuguesa” por Fernando Pessoa, Padre Antônio Vieira foi autor de correspondências, textos proféticos e sermões. Esse último gênero textual lhe garantiu grande destaque pela riqueza no trabalho com a linguagem e pela abordagem de temas políticos e sociais em meio a imagens religiosas.
Padre Antônio Vieira ficou conhecido pela atuação em defesa dos índios. Nascido em Portugal, foi no Brasil que começou a escrever seus sermões e a evangelizar. O religioso fez parte da Companhia de Jesus e defendia, além dos indígenas, a liberdade dos judeus, perseguidos na época pela Inquisição da Igreja Católica.
Resposta. Resposta: Seu objetivo era defender os Índios e os escravos negros. E a luta contra a corrupção em Portugal e no Brasil.
Obras de Padre Antônio Vieira Sermão de Santo Antonio aos Peixes (Maranhão, 1653); Sermão da Primeira Dominga da Quaresma (Maranhão, 1653); Sermão do Mandato (Lisboa, 1643); Sermão do Rosário (Bahia, 1633).
18 de julho de 1697
200
Qual a forma e o estilo privilegiados pelo Padre Vieira? A forma em prosa, típica dos sermões, que são destinados ao púbico que assiste às missas, e o estilo conceptista.
Padre Antônio Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português, a principal expressão do Barroco Literário da língua portuguesa. ... Goethe (1749-1832) foi um escritor alemão, autor de "Fausto", poema trágico, obra prima da literatura alemã. Foi filósofo e cientista.
Lisboa, Portugal
89 anos (1608–1697)
Era por eles chamado "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi). António Vieira defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas famílias eram católicas há gerações), e a abolição da escravatura.