Resposta: 1) Vivemos no mundo sensível o mundo real o mundo ''material'' no mundo ''real'' existe ,as invenções como o matemática, a matemática ,faz parte do mundo subjetivo de ''ideias'' ,o mundo inteligível a relação e que pare se alcançar esse outro lado somente através das ideias.
Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt). À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. ... Tendo cedido em sua autonomia, a razão tornou-se um instrumento.
Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.
Idealismo é a qualidade do que é ideal. É a representação das coisas sob a forma ideal. É a propensão ou inclinação do espírito para o devaneio, para o ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado.
Dialética é um debate de ideias diferente, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. ... Dialética é o poder de argumentação, mas também pode ser utilizado em um sentido pejorativo, como um uso exagerado de sutilezas.
Resposta. Dialética é um debate onde há ideias diferente, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. ... A dialética também é uma maneira de filosofar, e seu conceito foi debatido ao longo de décadas por diversos filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Hegel, Marx, e outros.
Dialética (AO 1945: dialéctica) (do grego διαλεκτική (τέχνη), pelo latim dialectĭca ou dialectĭce) é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos.
A dialética tem sua origem na Grécia antiga e significa o "caminho entre as ideias". Consiste em um método de busca pelo conhecimento baseado na arte do diálogo.
Resposta. para a filosofia, o saber radical vai além das questões conclusivas; é um momento de análise de premissas para chegar a uma conclusão.
A filosofia como sabedoria de vida tem seu foco principal no estudo da ética e da moral, pois é a reflexão voltada para as condições e critérios para a tomada de decisão na vida prática. A filosofia como sabedoria de vida busca descobrir tudo que torna a vida boa.