北里) é um tipo de vidraria de laboratório. É normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. É constituído de um vidro espesso e um orifício lateral. Uma das utilizações do kitasato seria para verificar a presença de umidade em gases.
O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato utiliza-se para a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
O funil de Buchner é um funil geralmente de plástico com orifícios ao longo de todo o seu perímetro circular. Este funil é usado na filtração a vácuo ou sob pressão, e permite fazer a separação entre o sólido, que fica retido no papel de filtro, e o líquido que se quer filtrar, que é recolhido no kitasato.
O balão ou frasco de Erlenmeyer (em alemão: Erlenmeyerkolben) é um frasco em balão, usado como recipiente no laboratório, inventado pelo químico alemão Emil Erlenmeyer.
O erlenmeyer também pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen, função que também é bastante utilizado em titulações. O erlenmeyer é usado em associação com diversos materiais, como a bureta e a pipeta. Pode ser utilizado para a criação de culturas bacterianas também.
A pisseta é utilizada para lavagem de materiais ou recipientes, através de jatos de água, álcool ou outros solventes, é um plástico que fechado possui um tubo afilado de saída por onde escorrem os líquidos através da compressão.
[ Química ] Recipiente usado em laboratório para armazenar líquidos, sobretudo água destilada, dotado geralmente de um tubo que permite fazer sair o líquido em jacto .
O suporte universal é constituído por uma base retangular, geralmente em metal, e por um cano vertical. Este suporte, como o próprio nome indica, é usado para todas as montagens ou experiências de laboratório que necessitem que os seus equipamentos fiquem bem seguros em posições elevadas.
Sinónimo de apoio, suporte é algo, seja físico ou simbólico, que serve como sustento ou apoio.
Materiais utilizados no laboratório de Química
Trata-se de um recipiente feito de plástico ou vidro que pode ser encontrado em medidas variáveis e tem utilização bastante versátil — já que pode ser usado para realizar experiências em pequenos volumes, coleta de amostras, mistura de materiais ou simplesmente para armazenar qualquer tipo de substância.
Suporte de tubulação é uma peça destinada e indicada para utilização como suporte do peso de tubulações, assim como também por esforços exercidos pelos tubos, permitindo um direcionamento ou funcionando como limitador de movimentos térmicos das tubulações, transportando estes esforços exercidos diretamente ao solo ou a ...
Suporte metálico utilizado, geralmente, com tela metálica com amianto para aquecimento sobre Bico de Bunsen. Palavras-chave: Laboratório de Química.
Um triângulo de porcelana é um utensílio destinado a suportar cadinhos em aquecimento e consiste numa estrutura metálica triangular revestida por material cerâmico (tubos de sílica ou de porcelana). Este triângulo de porcelana é assente num tripé ou noutro utensílio de sustentação equivalente.
O Bico de Bunsen é a fonte de calor utilizada em laboratório para aquecer substâncias durante reações químicas. A intensidade da chama que ele produz pode ser controlada através de uma janela na parte inferior do aparelho.
Bico de Bunsen: aula prática
Abra o registro e acenda a chama. A chama que se obtém é grande, amarela e luminosa. Abre-se em seguida a entrada de ar, lentamente, até que a chama se torne azul. Controle a quantidade de gás com o registro e gire o anel gradativamente até abrir por completo as janelas do bico de Bunsen.
De acordo com as proporções dos gases, é possível obter três tipos diferentes de chamas: neutra, oxidante e carburante.
Na chama é possível distinguir três zonas: uma zona externa de cor violeta pálido, onde os gases que são expostos ao ar sofrem combustão completa; uma zona intermédia caracterizada por combustão incompleta e uma zona interna de cor azulada que contém os gases que ainda não sofreram combustão.
A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor?
O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação.
Ponto de fulgor; • Ponto de combustão; • Ponto de ignição. Para melhor entendimento, a seguir será descrito o processo de cada ponto: É a temperatura mínima em que um combustível desprende vapores ou gases inflamáveis que combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma fonte de calor começam a se queimar.
Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio. Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor.
Reação química: fator mais importante na combustão, é a própria combustão em si. Sem a reação química nada acontece. É quando o comburente e o combustível se combinam liberando grande quantidade de calor.
A falta de oxigênio durante a combustão leva à chamada 'combustão incompleta' que produz monóxido de carbono (CO)....