EQST

Vlida Clusula De Convenço Coletiva Que Elenque Os Cargos Que Se Enquadram Em Funçes De Confiança?

É válida cláusula de convenção coletiva que elenque os cargos que se enquadram em funções de confiança?

É válida cláusula de Convenção Coletiva que elenque os cargos que se enquadram em funções de confiança. ... É legítima cláusula de Convenção Coletiva de redução de 50% do salário dos empregados, desde que haja previsão de proteção contra a despedida imotivada durante o prazo de vigência da norma coletiva.

Qual a diferença entre convenção coletiva e acordo coletivo de trabalho?

Em resumo, a Convenção Coletiva, engloba toda uma categoria de trabalhadores em reunião às entidades patronais, já o Acordo Coletivo possui uma dimensão menor, funcionando entre representantes de grupos de trabalhadores (como um único sindicato) e uma ou mais empresas de forma direta, sem a participação de uma entidade ...

O que prevalece acordo individual ou convenção coletiva?

Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho prevalecem sobre a lei nos casos previstos no art. 611-A da CLT, além de também poderem tratar questões referentes às horas extras e compensação – também permitidas por acordo individual.

Como ver acordo coletivo?

COMO PESQUISAR ACORDOS COLETIVOS NO SITE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

  1. 1 – Acessar o site do Ministério do Trabalho: www.mte.gov.br;
  2. 2 – Clicar em Relações de Trabalho e Registro de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho (quadro a esquerda);

Quais foram as alterações da reforma trabalhista nos acordos e convenções coletivas de trabalho?

A Reforma Trabalhista também alterou o parágrafo 3º do artigo 614 da CLT, extinguindo a ultratividade dos acordos e convenções coletiva do trabalho. ... A ultratividade era aplicada nas relações trabalhistas devido ao entendimento dos Tribunais do Trabalho, sendo editada a Súmula nº 277 do TST para regulamentar a questão.

Quais são os sujeitos que participam do Acordo Coletivo?

Os acordos coletivos são realizados entre o sindicato de empregados e uma ou mais empresas. A convenção coletiva ocorre entre o sindicato de trabalhadores e o de empregadores. A heterocomposição se verifica quando a solução dos conflitos trabalhistas é determinada por um terceiro.

É permitido ao empregado após a reforma trabalhista renunciar aos direitos sociais previstos na CLT e na CF?

9º, 444 e 468 da CLT. Assim, em termos de direito do trabalho, a regra geral é a de que o empregado não pode, antes da admissão, no curso do contrato ou após seu término, renunciar ou transacionar os direitos trabalhistas previstos em lei, seja de forma expressa ou tácita.