A BNCC também incentiva o respeito à igualdade e a diversidade cultural, o que traz a necessidade de se planejar e rever o currículo e prática segundo a cultura e experiência local de cada escola. O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida.
Para entender como adequar o PPP à BNCC, é preciso entender no que consiste o Projeto Político Pedagógico e os principais critérios que o sustentam. Como você já deve ter percebido, é ele que define a imagem da escola, contando com uma ação ativa de todos os gestores, professores, alunos, funcionários e familiares.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:
O Projeto Político Pedagógico, constitui-se como documento explicitador dos processos educativos da unidade escolar. ... Aspectos históricos da instituição/ educação escolar indígena, características dos educando, das famílias e da comunidade; limites e possibilidades b.
Quais informações são essenciais para o projeto?
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.
O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.
3 dicas para montar o Projeto Político e Pedagógico da sua escola
A elaboração do projeto político-pedagógico precisa envolver toda a comunidade escolar. O projeto político-pedagógico (PPP) é a principal ferramenta de planejamento e avaliação de uma escola. Além de definir a identidade da instituição, o documento indica os caminhos para ensinar com qualidade e garantir a aprendizagem ...
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental na organização e no direcionamento do ano letivo. Afinal, administrar uma instituição escolar requer conhecimento, tempo, colaboração e planejamento de todas as pessoas envolvidas no ambiente educacional.
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
Resposta. Resposta: Explicação: O Projeto Político Pedagógico deve conter todos os elementos necessários coerentes com a realidade social dos alunos, de forma que seja possível o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas para cada necessidade.
O PPP exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social. Também deve ter definido seus caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os Page 19 18 envolvidos com o processo educativo.
Para mobilizarmos a comunidade escolar no sentido da construção coletiva do PPP é necessário à utilização de um conjunto de ações articuladas entre si, o que significa a necessidade de uma vinculação estreita entre objetivos da mobilização e meios usados para tal fim.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ... Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino.
É importante ressaltar que através do Projeto Político Pedagógico a escola tem a capacidade de construir sua identidade, de tal forma que caracterizará uma escola única, focada no desenvolvimento do ensino-aprendizagem e levando um bom retorno para a comunidade a qual se encontra inserida, favorecendo uma relação ...
A importância do projeto político-pedagógico da escola se dá por meio da elaboração da política educacional, bem como, a sua aplicação. O desafio que temos para construir um PPP é fazer que as escolas se adequem aos padrões impostos, visto que muitas dessas ações constroem uma escola ideal, que não existe na prática.
2) A equipe pedagógica pode orientar o professor na execução do projeto pedagógico de modo que muitas vezes há uma adaptação na execução de tarefas escolares dado à inclusão de novas ementas pedagógicas, por isso, a equipe pedagógica pode instruir os professores quanto à essas mudanças e como agir.
R: (PPP) - Projeto Político Pedagógico. É um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
É O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar, para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
E tem como objetivo regulamentar as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileira do ensino básico, que contemplam três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores.
A seguir, listamos algumas das principais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trará para a rotina do professor. Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.
Para trabalhar em cima das competências gerais, os educadores deve problematizar três questões: como desenvolver; como avaliar; como comunicar. As competências gerais engloba diversos agentes, como a políticas, o aluno, o professor, o pedagogo, o gestor e claro, a família.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
E quais são essas competências?
Sendo assim, o primeiro passo para trabalhar as competências e habilidades da BNCC consiste em estudar e relacionar todos esses elementos da estrutura do documento. Dessa forma, a proposta de cada ano em cada segmento assume um objetivo claro no desenvolvimento das competências gerais dos estudantes.
Segundo o autor, é impossível estimular e desenvolver nos alunos as competências propostas, sem uma mudança expressiva por parte dos professores frente às aulas. É necessário que o professor organize e dirija situações de aprendizado de acordo com as necessidades do aluno e da sociedade.