Como o ponto de resistência está na mão para ambos os músculos e o pivô (também chamado de fulcro ou eixo) na articulação do cotovelo, a tensão do braço é explicada justamente pela alavanca interfixa. A contração do braço, por sua vez, ocorre pelo acionamento de uma alavanca interpotente.
O que é o braço de alavanca da força? Este é caracterizado pela distância também perpendicular, ou seja, que forma um ângulo de 90° entre o ponto o eixo articular e o ponto de inserção do músculo em análise.
Tipos de Alavancas: Alavanca de Terceira Classe – Interpotente: São alavancas em que a força de esforço age entre o eixo e a força de resistência. Tipo de alavanca mais comum no corpo humano. Neste tipo de alavanca, BE < BR e, portanto, a VM < 1.
Física
O pico de torque representa o ponto de maior torque (força muscular) na amplitude de movimento, ou seja, o valor correspondente à força muscular funcional máxima, permitindo ainda, comparar o equilíbrio da musculatura agonista e antagonista.
As forças de torque e potência são energias que aparecem a partir do momento em que um carro começa a se movimentar. Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório.
Flexores
Extensão do joelho O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio).
Isquiotibiais: o grupo muscular denominado “isquiotibiais” tem esse nome por seus músculos terem origem no ísquio e inserção na tíbia (o bíceps femoral tem inserção na fíbula mas pertence ao grupo dos isquiotibiais).
Os isquiotibiais são formados pelos músculos semitendíneo (ST), semimembranoso (SM) e pelo bíceps femoral (BF). Representação gráfica dos músculos isquiotibiais no posterior da coxa.
Extensão do Joelho em Posição Deitada O importante é realizar o movimento unilateralmente, ou seja, uma perna de cada vez. Com a execução do movimento com caneleira, a força de contração do músculo será aplicada verticalmente para cima, contra a força para baixo da caneleira (resistência).
Exercícios para Fortalecer o Joelho
Exercícios pós-operatórios para cirurgia do joelho
a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.
De uma forma mais complexa, os músculos trabalhados, nesse caso, são o bíceps femoral, músculo sartório, grácil, semitendinoso e semimembranoso, posicionados na coxa. Todo esse trabalho de flexão de joelhos, se associado a uma ligeira sobrecarga, consegue fortalecer os músculos citados.
Flexão: Agonistas – iliopsoas, reto femoral e sartório. Antagonistas – glúteo máximo e isquiostibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bícepsfemoral). Extensão: Agonistas - glúteo máximo e isquiostibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral). Antagonistas - iliopsoas, reto femoral e sartório.
Existem quatro músculos glúteos, localizados posteriormente ao osso pélvico (ilíaco): glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fascia lata. Todos são potentes extensores e flexores do quadril (anca), o que os torna essenciais para manter a postura ereta do corpo humano.
Anatomia. Como você pode ver, o quadríceps femoral faz parte do grupo de músculos da coxa e a origem de uma de suas porções (músculo reto femoral) é no quadril.
Os flexores do quadril são os músculos responsáveis pelos movimentos de flexão do tronco para frente e das coxas em direção ao tronco.
Esse exercício tem como indicação quem tem fraqueza de glúteo médio e também fortalece os abdutores e os adutores do quadril.
Exercícios de rotação do quadril O exercício de ostra tem o foco nos músculos rotadores laterais do quadril (glúteo máximo e piriforme, principalmente). Para realizar-lo o paciente deve deitar de lado, com o quadril e joelho flexionados a 45 graus.
A tendinite do quadril é uma causa muito comum de dor no quadril. Ela acomete principalmente mulheres, devido a tensão excessiva destes tendões. Pessoas que realizam esforço físico intenso, como correr em subidas, e que não alongam a musculatura podem também sofrer de tendinite.
O que fazer: aplicar compressas quentes na região lateral do quadril e fazer exercícios de alongamento como deitar no chão e elevar o quadril podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, também é aconselhado consultar um ortopedista, já que pode ser indicado tomar anti-inflamatórios e fazer sessões de fisioterapia.
Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril. Mas lembre-se: nunca utilize medicamentos sem orientação de um médico.
Designação popular para dores na região lombar.