Entende-se por regime de dependência a faculdade de poder o aluno frequentar até duas (2) disciplinas em que ficou reprovado, independentemente de série, simultaneamente com a série para a qual será regularmente promovido.
Se você está frequentando um curso de graduação ou trancou a matrícula em outra instituição, você pode cursar disciplinas isoladas como aluno em regime especial (não regular). Isso pode ser feito tanto para recuperação de disciplinas em dependência como para enriquecimento curricular.
A resolução da Universidade que fixa o prazo de 05 (cinco) anos para aproveitamento das disciplinas é posterior ao primeiro reingresso; 3. Desta feita, há de ser considerada a data da aceitação das disciplinas como cursadas para contagem do prazo de cinco anos; 4.
A exigência do número mínimo de créditos - a chamada "grade fechada" - para a efetivação ou continuidade da matrícula nos estabelecimentos de ensino superior pode ser proibida. É o que pretende o Projeto de Lei 1030/07, do deputado Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS).
Agora que você já sabe qual o objetivo da matriz e da grade curricular, podemos ver que a “grade” é algo mais preso como o próprio nome indica, é algo que está determinado no início do curso e deve ser seguido rigorosamente pelos professores até o fim do curso.
Basicamente, a grade curricular é um documento que mostra quais serão as disciplinas oferecidas ao longo da graduação – isso vale também para os cursos de EaD. Mais do que apenas listá-las, a grade curricular determina a carga horária destinada para cada uma das matérias.
As matrizes curriculares elaboradas pelas faculdades seguem as diretrizes estabelecidas pelo MEC. No entanto, a partir dos parâmetros do MEC, a instituição pode definir a carga horária da graduação, as disciplinas e suas ementas, a quantidade de turmas, o enfoque do curso, etc.