CD4 e CD8 são moléculas que interagem com a região não polimórfica de MHC de classe II e de classe I, respectivamente. ... As células T gama/delta CD4- CD8- reconhecem antígenos de maneira independente de MHC de classe I ou de classe II.
Dividem-se em linfócitos T (fig. 8), linfócitos B e linfócitos NK, sendo o linfócito T responsável, principalmente, pelo auxílio ao sistema imunitário e resposta imunitária celular, o linfócito B responsável pela resposta imunitária humoral e os linfócitos NK pela resposta imunitária inespecífica.
O linfócito T-citotóxico apresenta receptores TCR. Especializado para o reconhecimento de antígenos associados ao complexo MHC-I na superfície de outras células. Produz perforinas e outras proteínas que matam células estranhas, células infectadas por Vírus e algumas células cancerosas.
Sinônimos: Relação CD4/CD8 Indicações: Indicadores do estado imunológico de pacientes com imunodeficiência nas quais ocorrem alterações de linfócitos T supressores e T auxiliadores.
As células Treg naturais CD4+CD25+ possuem uma importante função na manutenção da tolerância aos antígenos endógenos e na regulação da resposta imunológica dirigida aos antígenos externos, protegendo o hospedeiro de injúrias.
A contagem normal de CD4 em um adulto deve ficar acima de 500 células por milímetro cúbico (mm3). Quando a taxa de CD4 for inferior a 200 células por mm3, significa que o paciente está em estado avançado de imunossupressão.
Como entender o resultado