Pelo fato de que os alimentos precisam ser absorvidos pelas células para que sejam aproveitados. Dessa forma, sabe-se que a digestão é fundamental para que seja possível absorver os nutrientes, por conta do processo de trabalho físico (mastigação) e químico (liberação de enzimas estomacais e intestinais).
O trabalho dos dentes está no processo inicial, no processamento do alimento, onde o mesmo deve ser reduzido em pedaços menores para se misturar a saliva e facilitar a ação das enzimas digestivas.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. ... Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas.
A digestão mecânica ocorre apenas na mastigação e obviamente é efetuada pelos dentes. A digestão química que atua em todo o tubo digestório é realizada pelos sucos digestórios. Os Sucos Digestórios e suas Enzimas: ... As enzimas são responsáveis pela "quebra" dos alimentos (para que possam ser absorvidos pelo sangue).
A digestão mecânica começa na região bucal, principalmente com a trituração dos alimentos pelos dentes. ... Já a digestão química, envolve proteínas e enzimas do estômago e intestino, que tem a função de transformar macromoléculas em moléculas menores, capazes de serem levadas para o interior das células.
Na digestão mecânica, a boca tem a função de triturar, cortar os alimentos, e na digestão química os alimentos são transformados em partículas menores pela ação das enzimas presentes no suco digestivo, então a boca participa da deglutição, que é quando engolimos o alimento, quando isso ocorre se inicia a deglutição ...
O tipos de digestão ocorrem na boca, são dois, conforme abaixo: digestão mecânica: é aquele em que a mastigação é feita (pelos dentes ). digestão química: é aquela em que a saliva digere o amigo com suas enzimas.
-O tamanho na boca é maior do que já engolido. -Quando é engolido o amido já está digerido. -Quando é engolido o alimento já está amolecido e lubrificado. -Na boca, se chama bolo alimentar, quando está engolido se chama quimo.
Em nosso estômago, o alimento sofre a ação do suco gástrico, uma solução rica em enzimas e ácido clorídrico, que atuará na digestão de diversos tipos de substâncias.
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.
O intestino delgado digere os carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos, e absorve os componentes inorgânicos do alimento, como o potássio, sódio, cloretos, cálcio, ferro, fósforo, entre outros.
O apêndice cecal (anteriormente denominado apêndice ileocecal, apêndice vermicular ou apêndice vermiforme) é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso, e existe em muitos mamíferos.